Internacional Titulo
Plantas medicinais têm efeitos contra a Aids e câncer
Por Do Diário do Grande ABC
02/07/2000 | 11:18
Compartilhar notícia


Pesquisadores tailandeses descobriram cinco plantas medicinais chinesas tao eficazes quanto as drogas ocidentais para retardar o avanço da Aids e outras ervas que podem lutar contra o câncer de pulmao.

O ministro tailandês da Saúde, Korn Dabaransi, anunciou que plantas medicinais do Instituto chinês de Botânica Kunming podem reduzir a carga viral do HIV (vírus da imunodeficiência humana) no corpo e matar células cancerígenas sem causar efeitos colaterais.

``A descoberta aumentará as esperanças de muitos pacientes e será a melhor notícia para o povo tailandês no século XXI', disse o ministro à imprensa.

O coquetel de cinco ervas reduziu drasticamente a porcentagem viral de 28 pacientes tratados no ano passado no hospital de Chiang Mai, disse Paijit Warachit, vice-diretor do departamento de Ciência Médica.

Em outros 16 pacientes ajudou a conter o vírus, mas em três deles, cujo estado era avançado, nao foram registrados benefícios. Segundo Paijit, este medicamento nao pode ser encarado como uma cura para doença.

Uma combinaçao de duas ervas empregadas no tratamento de doentes na fase final de um câncer de pulmao prolongou suas vidas entre um e cinco anos, afirmou Mongkol na Songkla, chefe do Departamento de Medicina.

Songkla explicou que o estudo sobre o câncer foi realizado primeiro na China e depois no Instituto Nacional de Câncer da Tailândia, um dos países asiáticos mais afetados pela Aids (sao calculadas 950 mil pessoas infectadas pelo vírus).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;