Economia Titulo
Redução de IPI faz vendas de seguro de carros crescer 11%
Gilmara Santos
Do Diário do Grande ABC
12/10/2009 | 08:00
Compartilhar notícia


A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal aos veículos contribuiu também para aumentar a demanda do mercado de seguros. A estimativa é que o setor termine este ano com crescimento entre 10% e 12% em relação ao ano passado. "Sem o benefício do IPI, certamente o setor não teria crescido mais que 6%", diz o superintendente em automóvel da Allianz Seguros, Pedro Pimenta. Em 2008, a Allianz cresceu 6% e a estimativa para este ano é de elevação entre 13% e 14%.

O diretor de produtos de automóvel da SulAmérica, Anderson Mello, por meio de nota, considera que a redução do IPI teve efeito muito positivo para todo o setor automotivo. Porem, avalia ele, especificamente para o mercado de seguros, não foi o único impulsionador das vendas.

"Considerando o período de janeiro a agosto, o mercado segurador apresentou crescimento de 11,6% no segmento de automóveis e a SulAmérica registrou aumento na sua receita de 20% até o mês de agosto, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Porém, no caso da SulAmérica este crescimento não é fruto somente do IPI, mas também de movimentos relacionados a toda a estratégia de atuação da seguradora nesse segmento" destaca comunicado divulgado pela empresa.

Pimenta, da Allianz, ressalta também a mudança de perfil do consumidor brasileiro. "antes a idade inicial para comprar o primeiro carro era de 26 anos. Hoje, com 18 anos já se compra o primeiro carro."

IMPACTO  - Há 26 anos no mercado, o corretor de seguros Carlos Alberto Pelais, que também é diretor regional de Seguros do Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo), afirma que sentiu os reflexos positivos da redução do IPI. "Houve muita troca de veículos, o que aumentou a venda de seguros novos", diz. Para ele, a falta de segurança também contribuiu para aumentar a procura de seguros e estima que o setor cresceu cerca de 10% na região.

Apenas no primeiro semestre deste ano, último dado consolidado do setor, o ramo de seguro de automóveis movimentou R$ 8,1 bilhões. Ou seja, 11% mais que nos nos primeiros seis meses do ano passado, conforme estudo realizado pelo Sincor-SP. "A redução do IPI veio numa hora muito boa, sem esse benefício o setor não teria atingido este crescimento", declara Leoncio de Arruda, presidente do Sincor-SP. Para ele, o fim gradativo da redução do imposto não terá impacto negativo para o setor de seguro de automóveis. "O crédito vai continuar acessível e, com isso, as vendas devem seguir em alta", concorda Pimenta, da Allianz.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;