Setecidades Titulo
Comunidade comemora Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico
Simão Zygband
Do Diário do Grande ABC
12/09/2007 | 07:14
Compartilhar notícia


Começa nesta quarta-feira, às 17h, o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judeu, uma das mais importantes datas para a religião judaica. A pequena comunidade existente no Grande ABC, estimada em pouco mais de mil pessoas – a maior parte delas concentrada em Santo André – prepara-se para esta data festiva, comemorada com um seider (jantar) em família, realizada nos lares judeus e com trabalhos religiosos que acontecem nas sinagogas. A festividade se encerra depois de amanhã.

No Grande ABC, os judeus irão celebrar a cerimônia do Rosh Hashaná na sinagoga da Arisa (Associação Religiosa Israelita de Santo André), localizada no Centro da cidade.

Os trabalhos religiosos ficam a cargo do rabino Yosef Tawil. Para ele, o Rosh Hashaná difere do Ano-Novo laico porque, além de seguir o calendário judaico (cuja contagem dos anos e meses é diferente), também envolve temas religiosos e filosóficos.

“Enquanto o Ano-Novo laico é comemorado com muita comida e bebida, principalmente para esquecer as mágoas, o Rosh Hashaná é motivo de muita alegria, mas também de grandes reflexões. É o momento de introspecção, de análise dos nossos atos e de definir as decisões que devem ser tomadas no ano que está chegando”, disse o rabino Yosef Tawil.

Desta forma, além de ser a festa do Ano-Novo judaico, o Rosh Hashaná também representa uma pausa para a reflexão e um retorno a Deus. Entre as liturgias da data, os rabinos tocam um instrumento de sopro feito de chifre de carneiro conhecido como shofar (semelhante a um berrante), que na simbologia judaica “serve para agitar a alma, para acordar o povo judeu para a sua relação com Deus”, diz o rabino Tawil.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;