Nacional Titulo
Ibama apreende 42 t de peixes e jacarés na Amazônia
Do Diário do Grande ABC
22/06/2000 | 16:22
Compartilhar notícia


Cerca de 42 toneladas de peixes e jacarés, vários animais silvestres e um filhote de peixe-boi foram apreendidos por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma operaçao de 25 dias na regiao Sudeste do Amazonas. Liderada pelo chefe de fiscalizaçao do órgao, José Leland, a expediçao contou com cinco barcos, que retornaram nesta quinta a Manaus.

O filhote de peixe-boi foi encontrado com vida com caçadores nas margens do Rio Iça, na área do Solimoes. O filhote uma fêmea medindo cerca de 1,3 metro, será levado ao Centro de Recuperaçao de Balbina para ser readaptado ao meio ambiente. Talvez seja enviado depois para o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (Inpa), onde outros de sua espécie vivem em cativeiro. Animal típico da regiao Norte do Brasil o peixe-boi ainda está seriamente ameaçado de extinçao. Sua carne é um dos pratos mais apreciados pela populaçao ribeirinha do Amazonas.

As 23 toneladas de pirarucus, 11 de tambaquis e 8 de jacarés serao doadas a instituiçoes de caridade de Manaus. Os pirarucus e tambaquis capturados estao abaixo do tamanho mínimo permitido para pesca. "Já existem várias cadastradas, como a Santa Casa da Misericórdia, por exemplo. Já que a quantidade é grande, atenderemos a várias delas", explicou José Leland.

O Ibama apreendeu ainda boa quantidade de animais silvestres abatidos por caçadores. Como nao havia como transportá-los, o órgao preferiu doa-los às comunidades ribeirinhas onde foram feitas as apreensoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;