Internacional Titulo
Soldados franceses tiveram Bin Laden na mira, segundo documentário
Por Da AFP
20/12/2006 | 17:35
Compartilhar notícia


Soldados franceses poderiam ter matado Osama Bin Laden, a quem tiveram na mira por duas vezes no Afganistão, mas não receberam ordens de disparar de sus superiores americanos, segundo documentário realizado por dois jornalistas franceses, intitulado "Bin Laden, les ratés d'un traque" (Bin Laden, os erros de uma perseguição).

O registro foi elaborado depois de um ano de preparação por Eric de Lavarene e Emmanuel Ravazi, que indagam sobre os motivos que permitiram que o líder da Al-Qaeda siga com paradeiro desconhecido, cinco anos depois da intervenção armada no Afeganistão.

Os dois jornalistas ouviram, principalmente, depoimentos de cuatro dos 200 soldados das forças especiais francesas mobilizadas no país sob supervisão americana.

Todos eles deram a mesma versão a seus interlocutores, "em momentos e lugares diferentes", sobre o acontecido. Estimam que houve dúdvias no comando, o que poderia significar uma decisão ou um erro.

Bin Laden esteve na mira, primeiro em 2003 e depois em 2004, seis meses depois.

"Possuímos as gravações das vozes originais dos soldados", mas "seu anonimato deve ser garantido", disse Razavi.

O documentário será divulgado pelo canal Planete em data a ser determinada.

O Ministério francês da Defesa não quis fazer comentários sobre essas informações agora à noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;