Cultura & Lazer Titulo
Noite de cinema sob o luar
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
24/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


As noites de inverno são convidativas para que fiquemos resguardados em casa e embaixo das cobertas. Mas o incômodo criado pelo frio pode ser deixado de lado para uma diversão nada comum. É sob as estrelas e a lua que o Sesc Santo André apresenta o Festival do Gramado, que traz sessões cinematográficas ao ar livre, sempre com produções nacionais. A programação é gratuita e segue até amanhã.

O projeto teve a primeira exibição na quarta-feira, tendo como atração a comédia "Tapete Vermelho" (2005), do diretor Luís Alberto Pereira e com Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres e Rosi Campos no elenco. A produção não é de grande renome, mas foi capaz de reunir cerca de 50 pessoas no gramado da área externa da unidade.

Um dos visitantes foi Onofre José Soares, 48 anos, morador de Santo André. "Gosto muito de cinema. Ultimamente estamos acostumados com tanta tecnologia nas salas e fazer um programa diferente sempre é bom", diz o analista de sistemas. Ele recorda com carinho de que participou de sessões como essa quando era criança e morava no interior do Estado de Tocantins. "É uma sensação diferente que ficou no passado e que acabo relembrando."

O telão foi montado atrás das quadras poliesportivas e um banner apresenta toda a programação. Ao invés da confortáveis poltronas, os participantes podem escolher entre cadeiras de plástico e espreguiçadeiras de piscina espalhados pelo espaço. A lanchonete conta com saquinhos de pipoca vendidos a R$ 0,50. Aproveitando as festas juninas, é possível se aquecer com vinho quente e um copo de quentão.

As exibições promovidas pelo festival servem também como desculpa para um passeio familiar. Julia Sandri Delcolli e sua mãe, Nilza, frequentam o espaço para diversas atividades e não deixaram de prestigiar o projeto cinematográfico. A garota queria ver como seria ir num outro formato de cinema sem ser nos conhecidos multiplex. "O fato de a sessão ser no gramado me entusiasmou muito. Vale a pena enfrentar o frio para se divertir um pouco com algo tão distante do que temos hoje", afirma Julia, que espera retornar para assistir "É Proibido Fumar" (2009), de Anna Muylaert. Protagonizado por Glória Pires e Paulo Miklos, o longa-metragem é atração de hoje à noite.

Aos 51 anos, Nilza não soube lembrar com exatidão há quanto tempo não vai a uma sessão - acredita que há quase 20 anos. Empolgada com a atração, seu único receio foi a baixa temperatura que poderia enfrentar. "Vim até com uma blusa a mais para colocar na cabeça", explicou.

A estrutura montada chama a atenção dos que passam pela unidade andreense. É comum visitantes pararem o que estão fazendo para dar uma espiada no filme e na movimentação do gramado. Pudera: não é sempre que temos um telão em um 'quintal'.

Quem encerra o evento é o drama "Lula - O Filho do Brasil" (2009), dirigido por Fábio Barreto e que narra a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde sua infância no sertão de Pernambuco até os momentos de destaque como metalúrgico e sindicalista. As sessões ocorrem sempre às 19h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4469-1200 ou no site do Sesc (www.sescsp.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;