Economia Titulo
Hollande pede que Grécia retome negociações com credores
Por
29/06/2015 | 06:29
Compartilhar notícia


O presidente da França, François Hollande, pediu às autoridades da Grécia que retornem à mesa de negociações com seus credores internacionais e alertou que o tempo está se esgotando antes de um referendo que pode levar à saída do país da zona do euro. Hollande também lamentou o fato de os gregos terem interrompido as conversas no fim de semana, disse que Atenas e credores estiveram muito perto de um acordo e que ainda há a possibilidade de um entendimento hoje.

Hollande, que falou após reunião de emergência com seus principais ministros e assessores financeiros, disse desejar que a Grécia continue no bloco e que respeita a decisão soberana de Atenas de convocar, para o próximo dia 5, um referendo sobre as medidas de austeridade que os credores exigem dos gregos em troca de novo auxílio financeiro.

Segundo Hollande, no entanto, a saída da Grécia do euro poderá ser inevitável se o país não retomar as conversas e a população grega rejeitar as medidas exigidas pelos credores no referendo do próximo fim de semana.

"O que está em jogo é fundamental. É uma questão de saber se os gregos querem continuar na zona do euro...ou se eles vão enfrentar o risco de uma saída", disse o presidente francês.

Hollande comentou ainda que a economia francesa e da zona do euro como um todo - excluindo-se a Grécia - está mais bem protegida de eventual contágio do que no começo da crise grega. "Hoje, a economia francesa está robusta - muito mais do que há quatro anos - e não tem nada a temer do que vier a acontecer", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;