Nacional Titulo
Anaconda: PF investiga policiais envolvidos no esquema
12/11/2003 | 01:01
Compartilhar notícia


A área de inteligência da Polícia Federal (PF) faz um cruzamento de informações e escutas telefônicas para levantar quantos agentes e delegados da instituição podem estar envolvidos com o esquema de venda de sentenças judiciais. Um relatório feito pela PF mostra que até agora pelo menos 13 policiais são suspeitos de envolvimento com o delegado aposentado Jorge Luiz Bezerra da Silva e com o juiz federal João Carlos Rocha Mattos, mas o número pode ser bem maior. As investigações também mostram que o grupo pode ter atuado em outras instituições, principalmente bancos oficiais.

As escutas telefônicas feitas entre o início de 2002 e junho deste ano mostram que o suposto esquema não envolvia apenas policiais federais, mas diálogos mostram também a participação de integrantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e até do Instituto de Criminalística (IC) do Estado. Em 7 de agosto de 2002, por exemplo, duas conversas interceptadas pela PF mostram que peritos da polícia paulista teriam elaborado laudos de interesse do grupo. "O cara vai dar o laudo lá e, dentro do laudo, vai dar uma proteção de R$ 80 mil. Prova que houve um pacto", diz um dos interlocutores de um diálogo referente à apreensão de anabolizantes.

Em outra conversa gravada em junho de 2002, o delegado aposentado Jorge Luiz conversa com outra pessoa, a quem informa que estava tratando de um caso envolvendo o Banco Central (BC), Deic e PF.

A conversa está sendo analisada pela PF, que investiga se há ligações do grupo com outros órgãos oficiais, uma vez que em várias escutas aparecem nomes não apenas do BC, mas também da Caixa Econômica Federal (CEF), entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;