Esportes Titulo
Diadema reúne mundo das artes marciais
Da Redaçao
08/07/2000 | 00:02
Compartilhar notícia


Um campeonato totalmente diferente promete ser uma das atraçoes deste domingo, em Diadema. A cidade será palco do Campeonato Aberto de Artes Marciais, que vai reunir 311 atletas de vários Estados do Brasil, além de Chile e Paraguai, no Sesc de Diadema. O grande diferencial do torneio é a integraçao de várias modalidades - taekwondo, kung fu, karatê, hapkido e sipalkido.

Além disso, as regras do campeonato serao diferentes para que as lutas mostrem a técnica do competidor. "Queremos que a inteligência e o controle emocional prevaleçam. Nao queremos que a competiçao tenha lutas violentas", explicou o presidente da Federaçao Paulista de Taekwondo Interestilos, José Roberto Lira.

O Grande ABC também terá seus representantes. Cento e cinquenta atletas da regiao devem competir em busca de bons resultados. "Recebemos inscriçoes de Sao Bernardo, Diadema, Santo André, Mauá e Ribeirao Pires. Mas as grandes forças do esporte sao de Diadema", analisou Lira. No cenário internacional, os destaques sao os norte-americanos, mas os chilenos e os argentinos sempre estao entre os primeiros.

Este ano, a delegaçao chilena vai contar com uma equipe de apenas quatro atletas, mas promete ser um dos destaques do torneio. "Eles vêm para defender o título que conquistaram no ano passado, quando foram campeoes nas competiçoes de defesa pessoal, formas (kata) e combate", disse Lira. Já a equipe do Paraguai vai contar com 42 atletas. "A Argentina nao deve participar, porque está se preparando para outra competiçao", completou.

Outra novidade do campeonato é que vários tipos de pessoas irao competir. Serao três categorias: iniciante - para atletas que estao começando a praticar artes marciais - intermediário e avançado. De acordo com Lira, esse tipo de evento nao é muito comum no Brasil, mas já existe em todo o mundo. "O nosso objetivo agora é organizar um pan-americano no ano que vem e um campeonato intercontinental para 2002".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;