Diarinho Titulo
Faz mal tomar sorvete no frio?
Por Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
26/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem nunca recebeu um não como resposta ao pedido de tomar sorvete no inverno? O argumento de que pode fazer mal à saúde é lenda, segundo os especialistas. Algumas pessoas são mais sensíveis, por isso, podem sentir dor de garganta depois de ingerir alimentos gelados.

Mas é bom evitar seu consumo quando se está com febre ou tem problema respiratório, porque as defesas do organismo ficam menores e o corpo está quente. O que faz a gente pegar resfriado ou infecção de garganta, por exemplo, é o contato com o vírus (micróbio) que provoca essas doenças e não o alimento gelado.

Outra coisa que sempre ouvimos é que depois de tomar sorvete é bom beber água para evitar resfriado. Isso apenas equilibra a temperatura e tira a sensação de gelado.

Só para ter ideia de como sorvete e frio combinam, nos países da Europa, onde o inverno é muito rigoroso, o consumo de sorvete chega a 14,4 litros por pessoa por ano. No Brasil, é de apenas 4,74 litros por ano.

O sorvete é nutritivo e saudável. Por conter leite, o de massa fornece energia, enquanto os de frutas, feitos com água, têm vitamina C. Mas não pode exagerar para não engordar.

O consumo é indicado para evitar sangramento após cirurgia de garganta e extração de dente. Serve como analgésico para aliviar dor nesses casos.  (Supervisão Teresa Monteiro)

Cuide-se para não adoecer
Alimente-se bem para fortalecer seu sistema de defesa;

Beba bastante líquido;

Lave a mão com frequência, principalmente antes de comer;

Evite tocar os olhos, a boca e o nariz após contato com objetos;

Não compartilhe objetos pessoais com ninguém:

Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;

Proteja-se quando alguém tosse ou espirra perto de você;

Evite aglomerações e ambientes fechados;

Mantenha o ambiente com circulação de ar e luz natural. (Consultoria da pediatra Fátima Parente de Araújo e do pneumologista Edimar Pedrosa Gomes)

Sorvete de neve
O sorvete foi inventado pelos chineses há 3.000 anos. Era uma pasta de leite e arroz, misturada com neve, como uma raspadinha. No início, só a nobreza o consumia, porque o leite era caro. Há outros pesquisadores que dizem que, na época, também era feito de frutas e mel.

Quando voltou da China, no século 13, o navegador Marco Pólo teria encontrado esses cremes congelados e levado as receitas à Itália. Saiu de lá no século 16, quando um cozinheiro o preparou para os nobres franceses.

A primeira sorveteria surgiu em 1670 em Paris e nos Estados Unidos em 1770, onde o produto foi industrializado e se tornou popular graças à invenção da refrigeração. Aqui chegou em 1835.

Saiba mais
Faz mal tomar banho muito quente?
VERDADE! A água quente, em qualquer época do ano, resseca a pele, porque elimina a camada superficial, que serve como proteção. O problema se agrava com o frio e o vento. O ideal é água morna.

Colocar balde com água ajuda a deixar o lugar mais úmido?
VERDADE! Embora o balde de água ou as toalhas molhadas aumentem a umidade do ar no tempo seco, sua evaporação é muito lenta e traz poucos resultados.

Sentimos mais frio nas mãos e nos pés?
VERDADE! O sangue se concentra para aquecer os órgãos vitais, como cérebro, coração e pulmão. Com isso diminui nas extremidades; o que faz com que os pés e as mãos fiquem mais frios.

Fazemos mais xixi no frio?
VERDADE! Em qualquer época do ano, temos de ingerir líquido e perdê-lo na mesma quantidade. Isso ocorre pelo suor e o xixi. Como no inverno transpiramos menos, fazemos mais xixi para eliminá-lo.

O frio provoca tristeza?
VERDADE! No inverno, ficamos mais em casa, tendo menos contato pessoal. Além disso, o céu fica mais cinza, e a falta de sol pode nos deprimir. Nessa época, no Hemisfério Norte, os dias são mais curtos e as noites mais longas, favorecendo a depressão.

Tem de usar filtro solar no inverno?
VERDADE! Os raios ultravioleta estão presentes na atmosfera o ano todo, mesmo quando está nublado ou no inverno. O uso do filtro não depende da temperatura, mas do nível de exposição a esses raios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;