Economia Titulo
Intercâmbio atrai maiores de 50 anos
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
03/08/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


As agências de viagens estão de olho em um novo filão de mercado: os cursos de idiomas no Exterior, para pessoas acima dos 50 anos. E não é para menos: só no primeiro semestre desse ano, a procura por pacotes de intercâmbio aumentou 30% se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo as agências da região ouvidas pelo Diário.

O impulso para essa expansão está atrelado às ‘faculdades para a terceira idade', cursos especiais criados em escolas superiores, destinadas ao público que passou dos 50 anos. Esses locais são as principais fontes de divulgação dos pacotes de intercâmbio, que unem cursos e passeios com viés cultural. Entre os destinos mais procurados estão França, Itália, Alemanha, Espanha, Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

A diretora comercial das três unidades da CI (Central de Intercâmbio) do Grande ABC, Marlene Orsini, conta que "eles gosta de viajar em grupo, com a presença dos amigos". E para suprir as exigências desse público, as agências montam pacotes de intercâmbio especiais, "com poucas horas de aula e a maior parte do tempo reservada para passeios, aulas de dança e culinária local."

A agência STB (StudentTravel Bureau), com uma unidade há nove anos na região também comemora o aumento dos negócios.

"De cinco anos para cá, muito coisa mudou. O público acima dos 50 anos está buscando mais conhecimento cultural. Na maioria das vezes, são pessoas bem mais ativas econômica e socialmente que clientes com menos idade", afirma.

Segundo ela, comparando o último semestre de 2007 com os primeiros seis meses deste ano, o aumento na procura chega a 20%.

A Experimento Intercâmbio Cultural, com uma unidade no Grande ABC, registrou aumento de 18% no número de pacotes de intercâmbio para esse público.

"Muitas vezes, os pais vêem à agência procurar programas para os filhos e acabam comprando pacotes para eles próprios", comenta a gerente Andréia Silva.

Pacotes - Um pacote para a Itália, como Roma por exemplo, durante duas semanas, incluindo acomodação em casa de família (com café-da-manhã e jantar incluso), curso e atividades culturais, custa em média R$ 3.000, além da passagem aérea.

No programa também está incluso a taxa de assistência médica internacional.

Serviço: Informações sobre pacotes e valores: STB (www.stb.com.br); Experimento (www.experimento.org.br) e CI (www.ci.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;