Política Titulo Pregão
Estado revoga edital do Poupatempo de Mauá

Vencedora da licitação, Mazzini implantaria equipamento em até 60 dias; entrega será postergada

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
28/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do Estado revogou o pregão presencial para implantação e operação do posto do Poupatempo em Mauá, que havia sido arrematado pela Mazzini Administração e Empreitas Ltda por R$ 7,5 milhões. O prazo para a empresa adequar o imóvel, onde estava a Secretaria de Serviços Urbanos do município, e dar início aos atendimentos era de 60 dias. O equipamento deverá ser licitado novamente e terá a entrega postergada mais uma vez.

Informações extraoficiais dão conta de que o modelo utilizado na concorrência deveria ter sido o pregão eletrônico e não o presencial. A revogação teria ocorrido para não contrariar recomendações do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e evitar eventuais complicações jurídicas com a operação.
O ato assinado pelo setor responsável pela implantação e administração de Poupatempo, a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), chefiada por Célio Fernando Bozola, não foi bem recebido pela Mazzini, que tem a sede administrativa instalada em Santo André há mais de 20 anos.

“Recebi essa informação com estranheza, pois fomos declarados vencedores do processo respeitando todos os requisitos pedidos na concorrência. Desde o fim do processo foram feitos questionamentos e em todos colocamos nossas justificativas. Agora, essa questão de presencial e eletrônico não pode ser o determinante. Participamos de um pregão em Itaquaquecetuba, que também foi presencial, onde outra empresa foi a vencedora, e lá foi tudo homologado. Se caso for cancelado, vou entrar na Justiça, pois entendo que fizemos tudo corretamente”, avisou o sócio gerente da companhia, José Roberto Bortoli.

O primeiro planejamento do governador Geraldo Alckmin (PSDB) colocava a inauguração do Poupatempo mauaense até o fim de 2015. Quando o prazo foi fixado já havia sido concluída a transferência para titularidade do Estado do terreno de 11 mil metros quadrados, na Rua Cineasta Glauber Rocha, Jardim Cerqueira Leite, que pertencia ao Paço.
Além de Mauá, o Poupatempo irá atender às cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O Grande ABC terá quatro equipamentos desses serviços – São Bernardo e Diadema, em funcionamento, e Mauá e Santo André.

Já existe, desde 2001, o Poupatempo de São Bernardo, instalado no Centro da cidade, e conta com média diária de atendimento de 12 mil pessoas, tendo prestado mais de 40 milhões de serviços em mais de uma década de atuação. Diadema recebeu uma unidade em novembro e Santo André terá posto no bairro Homero Thon. O posto andreense deve ser inaugurado em junho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;