Política Titulo Merenda
Comissionados deixam serviço e apoiam Cleuza

Servidores apadrinhados do governo Marinho
blindam secretária em sabatina sobre merenda

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
19/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Funcionários comissionados do governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), abandonaram o expediente ontem pela manhã para aplaudir a secretária de Educação, Cleuza Repulho (PT), durante sabatina na Câmara, sobre redução no serviço de merenda das escolas da rede. Das 9h até 11h40, os servidores apadrinhados, que praticamente lotaram os 300 lugares do plenário, orquestraram gritos, vaias aos vereadores de oposição, além de seguidos aplausos e manifestações de apoio à titular de Educação.

Também deixaram seus postos de trabalho e estiveram no Legislativo os secretários José Albino (Governo), Alfredo Buso (Planejamento Urbano e Obras), José Alexandre Pena Devesa (Esportes) e Tunico Vieira (Relações Internacionais). O governo Marinho não informou se haverá desconto nos vencimentos dos servidores que compareceram à sessão.

Sob forte esquema de proteção, que contou com ação integrada da GCM (Guarda Civil Municipal) e segurança particular, Cleuza obedeceu ao requerimento de convocação proposto pelos 28 vereadores no último dia para defender nova distribuição de merenda.

Desde 5 de fevereiro, o governo Marinho restringiu a alimentação nas 200 escolas da rede, afetando 85 mil crianças, de 5 a 10 anos, da pré-escola e Ensino Fundamental. A medida cortou o café da manhã para os alunos que estudam no período matutino e almoço para os estudantes do vespertino, gerando muitas reclamações entre pais de alunos. O Ministério Público mandou solicitação de retorno imediato do serviço, que ainda não foi cumprido pela administração são-bernardense.

A secretária abriu sua participação utilizando apenas oito dos 20 minutos permitidos por regra para afirmar que a medida foi adotada para combater a obesidade infantil e informar que a medida não será revista. “Ao longo dos anos estamos aumentando os investimentos da alimentação das escolas. Estamos buscando melhorar a qualidade dos alimentos, respaldados em estudos da ONS (Organização Nacional da Saúde) no combate à obesidade infantil. No País, 39% das crianças estão com sobrepeso ou obesas. O nosso plano não foi iniciado agora.”

Após explanação, a fala foi aberta aos vereadores para questionamento. Os oposicionistas foram os primeiros a tomar a palavra e logo se iniciou embate com a plateia. Pery Cartola (SD) deu o tom ao declarar “que a secretária não era bem-vinda na Casa”. Depois, a acusou de praticar “atividades escusas” e perguntou à petista “quem era o seu mandante”. Também exaltado, Julinho Fuzari (PPS) atacou Cleuza, dizendo que ela enganou a população ao “divulgar cardápio da creches” em escolas municipais.

TELÃO
Cerca de 20 pessoas, munidas de cartazes e nariz de palhaço, não puderam entrar no plenário depois que a lotação máxima foi atingida com a presença maciça de comissionados. A presidência da Casa disponibilizou telão no hall de entrada para acompanhamento dos munícipes.

Oposição promete pressionar MP para reverter medida

Diante da afirmação da secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho (PT), defendendo a redução de merenda nas escolas, os vereadores de oposição prometem pressionar o Ministério Público para conseguir rever a situação.

Pelo PPS, Julinho Fuzari garantiu que vem dialogando com o promotor Jairo Edward de Luca, que já recomendou revogação do plano implementado pela administração de Luiz Marinho (PT). “A Prefeitura não vem respondendo aos questionamentos da promotoria. De qualquer forma, esse trabalho está seguindo e acredito que possa ocorrer abertura de ação civil”, afirmou o popular-socialista.

Protagonista de embate pessoal com Cleuza, Pery Cartola (SD) reforçou “confiar na Justiça” para conseguir retorno integral dos alimentos. O parlamentar exaltou ataques, fazendo crítica pessoal a Cleuza em relação ao seu peso.

“Visivelmente nota-se que a senhora não entende nada de regime”, disse, em tom irônico. A resposta, porém, foi imediata. “Muito gentil do senhor, que fez cirurgia bariátrica (redução de estômago)”, rebateu a petista.
O tucano Juarez Tudo Azul foi outro da ala oposicionista a reforçar pressão sobre o MP. “Não tivemos nossas questões respondidas. Só nos resta recorrer ainda mais a promotoria”, considerou.

Governistas mudam o tom e defendem plano alimentar

Antes críticos à nova distribuição da merenda, os vereadores da base de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT) mudaram o tom e acabaram por defender a secretária de Educação, Cleuza Repulho(PT).

Os parlamentares José Cloves (PT) e José Ferreira (PT) foram os mais incisivos nos elogios à medida de Cleuza.

“Como no futebol, onde em nosso País tem milhões de técnicos de futebol, aqui parece que temos um monte de peritos em nutrição e alimentação saudável. São Bernardo conseguiu fazer um trabalho reverenciado, diferentemente de outros municípios. O que se fez foi baseado em estudos”, pontuou Cloves.

Já Zé Ferreira, que é líder de governo, enfatizou sua crítica aos oposicionistas, garantindo que a postura utilizada por eles foi de cunho eleitoral. “Alguns colegas não vieram aqui hoje (ontem) preocupados com a alimentação nas escolas. O que estão é com ódio nas palavras, de alguém que não aceitou derrota na eleição de outubro. O mínimo que se faz quando alguém vem à sua Casa é ser educado.”

O também petista Paulo Dias disse que foi contemplado com as respostas de Cleuza. “Fiquei satisfeito, porque tivemos explicação dos pontos da medida e sobre o trabalho que está realizado”, argumentou.

A secretária reconheceu que foi “falha” no diálogo com os vereadores da base. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;