Automóveis Titulo
Pesquisa com mecânicos elege modelos de carros por motorização
Do Diário do Grande ABC
25/05/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


A 9ª edição da pesquisa CINAU Melhor carro/Imagem das Montadoras indica que a GM é a montadora preferida pelo mecânico pela sexta vez consecutiva com 25,6 pontos, enquanto a Fiat ficou em segundo lugar, com 16,8 pontos, seguida da Toyota em terceiro (8,2 pontos) e a Volkswagen, que já foi a marca com maior índice de recomendação, mas ficou em quarto lugar, com 7,5 pontos.

No ranking geral, o Palio ganha a primeira colocação como o carro mais recomendado pelos profissionais da reparação aos clientes, tirando o Gol da liderança, que ficou em segundo lugar, seguido do Corolla (3º), Corsa (4º) e Celta (5º).

Os carros não recomendados para comprar de acordo com a avaliação dos mecânicos são Fiesta (1º), Marea (2º), Peugeot 206 (3º), Gol 1.0 16 V (4º) e Gol (5º).

A avaliação é feita por meio de minucioso questionário que avalia 11 requisitos para recomendar ou não a marca e o modelo, a maioria deles é técnica e dois mais subjetivos e que mexem com lado emocional, como confiança na marca e simpatia da marca.

Os motivos para recomendar são: confiança na marca (20,3%), relação custo e benefício (13%), acesso à informação técnica (13%), durabilidade (11,3%) qualidade (10,9%), tecnologia (9,2%), fácil manutenção (8%), disponibilidade de peças (7,4%), mecânica (4,5%), simpatia da marca (1,5%) e desempenho do carro (1,2%).

Os motivos para não recomendar são: disponibilidade de peças insatisfatória (21,3%), acesso precário à informação técnica (15,7%), pouca qualidade (12,5%), difícil manutenção (10,2%), relação custo-benefício (10,2%), durabilidade insuficiente (9,5%), desconfiança da marca (5,5%), desempenho do carro insatisfatório (5%), tecnologia defasada (4,1%), antipatia da marca (3,4%) e mecânica (2,4%).

Metodologia:

A pesquisa Melhor Carro / Imagem das Montadoras é realizada pela CINAU e visa obter a opinião dos reparadores de todo o País ao avaliar aspectos técnicos para definir qual é o melhor carro e a melhor montadora. Os dados foram coletados por meio de amostragem aleatória simples determinada num mínimo de amostras por região do Brasil, proporcional ao tamanho da frota circulante em cada localidade.

A margem de erro é igual a 5% e intervalo de confiança igual a 95%. As respostas são obtidas de forma espontânea e não há nenhum tipo de recompensa ou premiação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;