Setecidades Titulo
Barba é proibida em empresa de ônibus de Diadema
Karen Camacho
Do Diário do Grande ABC
20/01/2001 | 00:31
Compartilhar notícia


  Os barbudos não são mais os mesmos... A tradicional marca petista, a barba, utilizada até hoje pelo líder Luiz Inácio Lula da Silva, não está mais tão em alta como há 20 anos, quando o Partido dos Trabalhadores engatinhava e iniciava sua história. Até hoje alguns líderes de esquerda mantêm o velho hábito, mesmo os que não estão mais no PT, talvez até por costume ou vaidade. Mas o fato é que em Diadema, a famosa 'cidade vermelha' em que o PT foi governo pela primeira vez no país em 1983, a barba já não é mais tão bem-vinda e está muito longe de fazer sucesso.

A rejeição aos barbudos não tem nada a ver com posição política, mas com ambiente de trabalho e apresentação aos moradores. O diretor presidente da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema), William Alli Chaim, pediu aos motoristas e cobradores da empresa que, desde a última quarta-feira, se apresentassem ao trabalho sem barba e com o cabelo devidamente cortado. O bigode foi permitido.

Para mostrar a seriedade da medida, Chaim, que mantinha a barba há 20 anos, resolveu tirá-la e apareceu apenas de bigode na empresa, dois dias antes do prazo estipulado por ele mesmo. “Tenho três filhos e eles nunca me viram sem barba”, comentou o petista. “Me olho no espelho e ainda me pergunto se sou eu mesmo, mas acho que, sem a barba, rejuvenesci uns 10 anos.”

A medida, segundo o diretor, foi uma das adotadas para que a empresa recuperasse sua credibilidade entre os usuários. Os funcionários, segundo Chaim, acataram bem a medida e seguiram seu ‘exemplo‘.

A conduta durante o trabalho, o horário de expediente e o número de recolhidas anormais também estão sendo acompanhadas de perto pelo diretor. E haja disposição: “Chego todos os dias às 3h30 da manhã e acompanho a saída dos ônibus do pátio.”

Juridicamente, obrigar que funcionários se apresentem com ou sem barba não é considerada uma medida legal. O especialista em direito público Nelson Saule Jr. afirma que, no caso de uma empresa de ônibus, proibir a barba não é como cobrar o uso do uniforme, que é regra de convivência da empresa. “Pode ser considerado cerceamento. O aspecto físico não deve pesar e sim a habilidade do motorista.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;