Cultura & Lazer Titulo
Série 'Alien' volta em vídeo com cenas adicionais
Do Diário do Grande ABC
22/06/2000 | 16:08
Compartilhar notícia


Se você é fa da série Alien precisa esperar só mais cinco dias - na quarta, dia 28, chegam às locadoras e lojas especializadas os discos digitais contendo Alien, o Oitavo Passageiro, Aliens - O Resgate e Alien 3 - A Ressurreiçao. Os três filmes ganham lançamento de luxo da Fox Home Entertainment, que preparou menus especiais para cada um deles, com cenas adicionais, trailers, tudo o que você possa imaginar. O carro-chefe desse lançamento é o primeiro, dirigido por Ridley Scott, que ganha ediçao comemorativa de aniversário.

Foi em 1979 que o monstro alienígena criado por Scott em parceria com o artista suíço H.R. Giger irrompeu nas telas, estimulando a velha paranóia americana. Vinte anos já! Ao contrário do ET bonzinho de Steven Spielberg, o de Scott veio mesmo para matar e, desde entao, a palavra alienígena, ou a sua reduçao, alien, virou sinônimo de mal. Mas o que se aprende no primeiro filme é que o alienígena foi procurado no espaço pelos executivos de uma corporaçao da Terra, que pretendia usá-lo como modelo para criar a máquina de guerra perfeita. Quando o alien começa a matar um a um os tripulantes da nave, cabe à oficial Ripley, interpretada por Sigourney Weaver, dar uma de macho e arrebentar com o bicho.

Nao é uma nave qualquer. Chama-se, sugestivamente, Nostromo, como a obra-prima de Joseph Conrad. E Ripley, como senhora da Nostromo, só nao pode ser chamada de Rambo de saias porque em nenhum momento da série - nem no filme de Scott, nem nos subseqüentes, de James Cameron e David Fincher - tirou o uniforme para acrescentar um elemento mais feminino ao seu macacao de combate. Esse elemento, digamos, feminista foi retomado por Scott em "Thelma e Louise', um filme equivocado, que sugere que a mulher tem de refazer a trajetória do homem (nao é por aí), mas absolutamente irresistível como narrativa cinematográfica.

Sigourney, como Ripley, já foi chamada de Rambolina. Bate e arrebenta em Alien. O público gostou tanto que surgiu o segundo filme da série. Ripley participa de nova missao no espaço, envolve-se com uma garotinha, o que estimula seu sentimento materno, humanizando a personagem. Mas o que marca a fantasia futurista de Cameron, o futuro diretor de "Titanic", é o plural do título. A heroína nao enfrenta um alienígena, mas vários. O filme nao nega fogo como espetáculo de açao.

Alien 3 fez menos sucesso que os demais filmes da série, mas hoje precisa ser revisto à luz das experiências posteriores de Fincher, o diretor de Seven - Os Sete Crimes Capitais e Clube da Luta. Fincher é atraído por psicopatologias, gosta de iluminar áreas sombrias do comportamento humano. Seven é 10, Clube é mais discutível, mas Alien 3 adquire complexidade quando Ripley, depois de tanto combater o monstro, liga tanto sua vida à dele que empresta seu útero para que o alienígena possa se reproduzir. Em definitivo, é uma das séries mais interessantes do cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;