Economia Titulo
Bird está preocupado com o populismo na América Latina
Da AFP
22/06/2005 | 19:56
Compartilhar notícia


O economista-chefe do Bird (Banco Mundial), François Bourguignon, manifestou nesta quarta-feira preocupação com o avanço do "populismo" na América Latina, elogiando por outro lado os governos de esquerda que seguem o exemplo chileno.

"Na região, houve uma mudança clara para a esquerda em vários países e, em outros, para o populismo", observou o responsável do Bird durante mesa-redonda em Washington sobre as reformas na América Latina e o Caribe.

"Devemos ser mais otimistas pelo fato de haver governos que, ao mesmo tempo, administram assuntos sociais e mantêm rigor na aplicação de suas políticas", afirmou. "O giro para a esquerda foi extremadamente bem-vindo na medida em que surgiram governos capazes de manter práticas econômicas muitos saudáveis seguindo o exemplo do Chile, uma espécie de precursor nessa área", continuou.

Em contrapartida, Bourguignon criticou a tendência ao populismo em alguns países, sem no entanto citar nomes. "Em dado momento, pensamos que esta era uma velha doença na América Latina, que pertencia apenas ao passado", disse.

"Lamentavelmente, temos tendências que provam que este não é exatamente o caso", sintetizou o economista chefe do Bird, considerando esta a questão "mais problemática" da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;