Memória Titulo Memória
O campo do Palestra e a fonte Princesa Isabel
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda sobre os 90 anos do Grupo Escolar de São Bernardo – 1925-2015 – imagens recuperadas no nosso arquivo. Aqui está a Praça Lauro Gomes, onde funcionou o prédio do antigo grupo e onde está a escola atual, Maria Iracema Munhoz. Quatro momentos, quatro autores.

Dois destaques:

Na primeira foto é possível observar, à esquerda, parte do muro do antigo campo de futebol do Palestra de São Bernardo, que ficava na praça.

Na foto da fonte luminosa, a lembrança de um complexo equipamento que a fazia jorrar desenhos de cores diversas.


Recuperar esse equipamento seria homenagear toda uma geração que comparecia à praça para assistir e ouvir os sons que os jatos produziam ao respingar sobre um povo simples e trabalhador.


Prefeito Luiz Marinho, fica o desafio. Visite a Praça Lauro Gomes, pessoalmente, sem intermediários. Cuide dela. Converse com os operários da Garagem Municipal.


Eles ficariam felizes e recuperariam este patrimônio que velhos batateiros nos legaram. Tudo a custo zero.


Diário há 30 anos

Sábado, 19 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5727


Manchete – Pastore (Affonso Celso, presidente do Banco Central) e Tancredo (Neves, presidente eleito da República) tratam da dívida (brasileira), em segredo

Movimento Sindical – Brastemp em greve segunda-feira por abono salarial.

Saúde – Ameaça a institutos de abreugrafias com a notícia do fim da obrigatoriedade das chapas dos pulmões. São cerca de 200 institutos do gênero na região.

Economia – Antonio Guirelli (presidente) anuncia a informatização da Acisa: “Em plena era da informática a Acisa não pode deixar de se modernizar”.

Acidente – Dois ônibus batem e dez passageiros sofrem ferimentos no cruzamento das avenidas Giovanni Baptista Pirelli e Artur Friendenreich, em Vila Homero Thon, Santo André.


Em 19 de janeiro de 1915

A guerra. Da manchete do Estadão: ‘As temperaturas de neve dificultam as operações dos beligerantes’.

A supressão do Prêmio Nobel da Paz de 1914.

Fala-se sobre a emigração belga para o Brasil.

Bernardino de Campos é sepultado no Cemitério da Consolação.

1945 – Antonio José da Silva, natural de Pernambuco, deixa seu Estado e muda-se para o Piauí. Em janeiro de 1958, chega ao Jardim do Estádio, em Santo André, próximo à Vila Linda, onde fixa residência.


Santos do dia

Santo Odilo (França, Auvergne, 962 – Souvigny, 1049). Quinto abade de Cluny, empossado em 994. Permaneceu no posto até a morte. Extremamente caridoso. Como abade, elevou o número de mosteiros da sua jurisdição de 37 para 65.

Canuto

Júlio

Mário, a mulher, Marta, e dois filhos viajaram da Pérsia a Roma para venerar os sepulcros de São Pedro e São Paulo. Ao visitar depois os cristãos nos cárceres, foram também detidos e martirizados. Era o ano de 270.


Hoje

Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Depilador e Maquiador

Dia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro


Município paulista

Praia Grande. Do tupi-guarani, Peabuçu. Separa-se de São Vicente e é instalado em 19 de janeiro de 1967.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;