Setecidades Titulo
Vila Socialista recebe hoje ação social
Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
27/09/2009 | 07:06
Compartilhar notícia


A EE Vila Socialista (Rua Jovercina Paula de Oliveira, 210, Vila Socialista), em Diadema, sedia hoje, das 9h às 16h, mais uma edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, evento que reúne uma série de atividades de lazer e serviços oferecidos de forma gratuita para a população do bairro.

Dentre as atividades estão uma oficina de artesanato com materiais recicláveis, palestras do Corpo de Bombeiros e da Eletropaulo, corte de cabelo gratuito, além dos serviços de beleza, como a limpeza de pele e massagem e atendimento de saúde.

Os esportes não foram esquecidos no evento. Além da apresentação de capoeira, está programada também uma demonstração de kung fu.

Instrutor da modalidade pelo Programa Escola da Família, Rodrigo de Oliveira Michel, 22 anos treina os jovens na própria escola, aos finais de semana. Ele explicou como será realizada a performance programada para a ação social.

"Será feita uma apresentação com aproximadamente 70 pessoas, das quais 20 são estudantes da escola e o restante, jovens de uma academia de um bairro próximo. A apresentação irá incluir movimentos que imitam animais, demonstrações com armas e de luta pessoal", explicou.

Segundo ele, "o kung fu é um cultura. Um mundo diferente, que desenvolve o raciocínio e a concentração, e essa (a apresentação) é a melhor forma de demonstrar tudo isso."

De acordo com a vice-diretora da EE Vila Socialista, Roseli Aparecida Martins, as características da comunidade fazem com que ações sociais como o Diário do Grande ABC nos Bairros tenham grande sucesso de público.

"Essa é uma comunidade muito carente, que irá participar do evento em peso pois é uma oportunidade para que muitas pessoas desfrutem de serviços que elas não teriam condições de pagar. Além disso, a população não tem muitas opções de lazer. Na última festa junina que fizemos, tivemos um público de mais de 500 pessoas", destacou.

Equilíbrio entre problemas e pontos positivos

A falta de opções de lazer e a necessidade de maior segurança são os pontos críticos da Vila Socialista, apesar das diversas sugestões dos moradores para as soluções desses problemas, que vão desde a instalação de uma base de segurança comunitária, até a criação de atividades sócio educativas para jovens e crianças.

Um dos pontos positivos é a união da comunidade, aspecto destacado pelo nome das ruas do bairro, que evocam as lutas populares, como a Rua Bolchevik e a Rua dos Sindicalistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;