Internacional Titulo
OGD: tráfico de drogas movimenta cerca de US$ 400 bi no mundo
Do Diário do Grande ABC
20/04/2000 | 10:12
Compartilhar notícia


O Observatório Geopolítico de Drogas (OGD) calculou nesta quinta-feira que "as somas provenientes do tráfico de drogas reinseridas anualmente na economia mundial se situam entre US$ 350 e 400 bilhoes". Em seu relatório anual, entregue em Paris, o OGD destaca "a parte Sul" na lavagem de dinheiro, detalhando as práticas utilizadas nesses países.

O câmbio "africano" diz respeito à produçao local de maconha, que pode ser trocada ou vendida, transformando-se em "moeda forte" em uma regiao que freqüentemente convive com a inflaçao. Neste caso, "a lavagem melhora o dia-a-dia" e raramente chega aos bancos.

Esta troca também pode acontecer em maior escala quando o dinheiro "sujo" serve para comprar "outros produtos de grande valor", como ouro e diamantes, além de café e cacau.

O OGD destaca que "a troca nao é praticada apenas no continente africano, mas também em outras regioes do mundo, particularmente nos países que formavam a ex-Uniao Soviética.

As transaçoes bancárias "informais" sao moeda corrente na Africa austral (sul). O dinheiro lavado dessa forma permite que os traficantes se "beneficiem de vantagens fiscais e facilidades de investimentos, principalmente durante os programas de privatizaçao".

O OGD sublinha que "para os traficantes, a lavagem também significa implicar os representantes do poder e os da economia formal em suas atividades". No Caribe, por exemplo, "a corrupçao assumiu um caráter endêmico ao nível dos poderes político e administrativo", acrescentou o Observatório.

Para o OGD, essas práticas de lavagem de dinheiro no Hemisfério Sul têm "efeitos perversos", pois nao contribuem para o desenvolvimento da regiao. Pior, sao um "fator de regressao".

"O desemprego aumenta, as instituiçoes democráticas sao abaladas, o Sul empobrece há 15 anos", segundo o relatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;