Cultura & Lazer Titulo
Tira-gosto de Shrek
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
06/06/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Shrek Terceiro é o terceiro dos terceiros filmes de uma série a chegar ao Brasil em 2007 – um ano incrivelmente recheado de longas-metragens que concluem trilogias. Vem na cola dos já lançados Homem-Aranha 3 e Piratas do Caribe – No Fim do Mundo e antes dos também “terceiros” O Ultimato Bourne (previsto para 17 de agosto) e 13 Homens e um Novo Segredo (31 de agosto). Oficialmente, a nova aventura do ogro esmeralda estréia no país no próximo dia 15. Porém, para os shrekistas de carteirinha que não estão dispostos a esperar mais dez dias, o filme terá pré-estréias no feriado: nesta quinta, às 15h45, no Shopping ABC (Santo André) e no Metrópole (São Bernardo); e de quinta a domingo, às 16h, no ABC Plaza (Santo André), no Extra Anchieta (São Bernardo) e no Central Plaza (São Paulo, na divisa com São Caetano).

Apenas nos Estados Unidos, onde está em cartaz desde 18 de maio, o filme já acumulou US$ 256 milhões (lá é a segunda maior bilheteria do ano, atrás de Homem-Aranha 3).

Sua estratégia de lançamento mundial distingue-se da normativa estréia simultânea em todas as latitudes possíveis, adotada por aracnídeos e piratas. Shrek Terceiro tem estreado de forma homeopática, cada semana em um punhado de países, e acolhido o público já exausto de Peter Parker e Jack Sparrow.

Vem embalado pelos mesmos elementos que seduziram a platéia nos filmes anteriores: Shrek e seu manual de etiqueta adequado para um banquete com churrasco grego e suco de “pozinho”; os camaradas e paus-para-toda-obra Burro e Gato de Botas; e a ironia, em ritmo de linha de produção, que mira os contos de fada.

NOVOS HORIZONTES

E essa ironia chega inflada ao terceiro filme. São 23 os personagens de contos infantis com relevância dramática em Shrek Terceiro, todos engajados para dar coesão à história.

A história: Shrek assume interinamente o trono do reino Tão Tão Distante quando seu sogro, o monarca, adoece. Sem a menor disposição para abandonar a vida no pântano e espremer-se nas regras da nobreza, corre atrás de Artur, o personagem do mito medieval de Excalibur, que aqui é primo da mulher de Shrek, a princesa Fiona (portanto, sucessor legítimo do trono).

Paralelamente, Shrek descobre que está prestes a ser pai de trigêmeos e que é vítima de um plano do Príncipe Encantado, vilão metrossexual que almeja a coroa. Em seu socorro, além dos amigos habituais, Shrek conta com uma tropa de choque formada por princesas da carochinha, como Rapunzel, Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela.

E quanto à nova voz brasileira de Shrek, não há o que temer. Imortalizada por Bussunda (morto no ano passado), a tarefa cabe agora a Mauro Ramos, dublador profissional.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;