Cultura & Lazer Titulo
Casa do Olhar terá reforma
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/12/2005 | 08:44
Compartilhar notícia


O casarão dos anos 20 que é sede original da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André (rua Campos Sales, 414), deve finalmente ser restaurado. Em péssimo estado de conservação, ele está fechado desde meados de março passado, época em que fortes chuvas levaram abaixo telhas, madeiramento e pedaços de concreto. Como tornou-se um local inseguro, as atividades da Casa do Olhar foram transferidas para a Casa da Palavra, onde ocorrem até hoje. Na última sexta-feira, a Prefeitura publicou que a abertura da licitação para reforma do prédio ocorre no próximo dia 29.

Segundo declarações dadas há duas semanas pelo diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura, Alberto Alves de Souza, a estimativa de verba a ser utilizada na restauração é de R$ 700 mil. A expectativa dele é que as obras comecem em março de 2006 e terminem até dezembro.

Ainda conforme Souza, o projeto, além do restauro completo do edifício, conta ainda com a construção de uma rampa de acesso para portadores de deficiência física e o rebaixamento do piso do porão do prédio, possibilitando a criação de uma reserva técnica climatizada (espaço para guardar e conservar as obras de arte), de um laboratório de fotografia em preto-e-branco e de espaços para a realização de oficinas culturais.

O diretor afirmou que tomou a precaução de que o projeto fosse para a restauração do prédio, e não para uma simples reforma. No entanto, na publicação da data da abertura da licitação consta o termo “reforma”. Procurado pelo Diário para dar explicações a respeito desta questão, Souza não retornou até o fechamento desta edição.

A Casa do Olhar é um espaço destinado à divulgação e pesquisa de arte contemporânea. É responsável, por exemplo, pela realização da Bienal de Gravura e do Salão de Arte Contemporânea da cidade.

Cronologia

1990 – É inaugurada a Casa do Olhar, após reparos no prédio. No mesmo ano é feito um projeto para a restauração do casarão

1992 – O edifício é tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André)

1992-1996 – A Casa do Olhar tem as atividades paralisadas na gestão municipal de Newton Brandão

1997-1998 – A instituição volta a funcionar, só que no mesmo prédio da Casa da Palavra

Setembro de 1998 – Após novos reparos no prédio, a Casa do Olhar volta a funcionar no local original

2000 – A situação física do prédio se complica, principalmente devido a infiltração de água, o que ocorreu por falta de manutenção ao longo dos anos

2001 – A partir deste ano, nenhuma manutenção estrutural significativa é realizada no edifício

2003 – Exposições deixam de ser realizadas no local, por conta da umidade

Março de 2005 – Devido a fortes chuvas, a situação física do prédio piora. Atividades da Casa do Olhar são transferidas para a Casa da Palavra

Dezembro de 2005 – Prefeitura abre licitação para a realização de restauros no prédio



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;