Política Titulo
Vereador Itamar anuncia nesta terça-feira sua filiação no PSB
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
12/06/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Ex-democrata, o vereador de Santo André Itamar Fernandes agora é socialista. O parlamentar anunciará oficialmente nesta terça-feira, durante a sessão na Câmara Municipal, o seu ingresso ao PSB. Com a definição, o partido passa a ter dois representantes no Legislativo (considerando o médico oftalmologista José Ricardo).

A decisão ocorre menos de quinze dias após Itamar ter anunciado a sua desfiliação do DEM (ex-PFL), partido ao qual, afirma, não tinha mais espaço para tocar seu projeto político. Embora o DEM seja oposição ao governo petista da cidade, o vereador integrava a bancada de sustentação. Mas a proximidade do processo eleitoral e a iminência de ficar sem legenda para disputar a reeleição em 2008 fizeram com que ele se filiasse a uma legenda da base aliada.

Itamar estava apalavrado com o PSB havia pouco mais de uma semana. Dias antes do feriado de Corpus Christi, ele se reuniu com os presidentes das executivas estadual (deputado federal Márcio Chaves) e municipal (Wanderlei Emídio) para selar um acordo. Após o encontro, faltava apenas uma conversa em definitivo com o seu grupo político.

Questionado se não considerava uma mudança muito radical deixar teoricamente um partido de direita por um de esquerda, Itamar revela uma ligação com o socialismo.

Ele admite que o seu ingresso ao PL (atual PR) e depois ao PFL (hoje DEM) no início da carreira política não teve qualquer ligação com a sua ideologia. “Na realidade, sempre tive uma queda pelo socialismo, até por conta da minha origem simples e humilde. Optei por estes partidos porque foram eles que me abriram as portas no começo”, explica, contradizendo até uma história de 12 anos construída no ex-PFL.

No discurso que fará na Câmara nesta terça-feira, Itamar acredita que mostrará o seu “lado socialista” ao declamar versos de uma música a qual ele diz ter composto há mais de trinta anos, quando ainda vivia em Atalaia, no interior do Paraná, e nem sonhava em ser político. A letra da canção, segundo explica o vereador, retrata “a realidade nua e crua da maioria do povo brasileiro”.

Uma das passagens preferidos de Itamar diz: “Venho cortando divisas, terras ociosas em minha procissão. Pois sou peregrino da terra, unhas cheias de terra e expulso do chão que rocei, que plantei, não colhi, só perdi”, destaca o agora socialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;