Internacional Titulo
Milosevic teria transferido dinheiro à Suíça
Do Diário do Grande ABC
18/04/1999 | 16:04
Compartilhar notícia


O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic teria transferido milhoes de francos à Suíça, para contas bancárias de familiares, através de um banco franco-iugoslavo em Paris, denunciou este domingo o jornal suíço Sonntags-Blick.

A França pediu e obteve a colaboraçao judicial da Suíça, segundo o jornal, solicitaçao que foi confirmada pelo porta-voz do Escritório federal da polícia, Folco Galli.

Estas transferências de fundos foram realizadas pelo diretor do banco franco-iugoslavo em Paris, Miodrag Zecevic, para estabelecimentos bancários, em particular de Zurich, especificou o jornal.

Em fevereiro passado, as autoridades de Zurich entregaram à Justiça francesa extratos de contas de Zecevic e nao de Milosevic, anunciou, sem dar maiores detalhes, o porta-voz da polícia.

Segundo uma ediçao recente da revista francesa L'Express, citada por Sonntags-Blick, Zecevic (que pode ser o ``laranja' usado por Milosevic) teria transferido em 1996 cinco milhoes de francos suíços para as contas da senhora Milosevic e de uma das filhas do casal, que mora na Suíça.

Por causa do embargo econômico contra a Iugoslávia, o banco franco-iugoslavo foi posto sob a autoridade de um administrador judicial, que alertou a justiça, depois da transferência de fundos para a Suíça.

Uma investigaçao foi iniciada contra Zecevic por malversaçao e gestao desleal. A partir daí, veio o pedido de colaboraçao da justiça suíça.

Depois de ter sido detido no ano passado na França, Zecevic foi liberado a pedido do ministro iugoslavo das Relaçoes Exteriores, e regressou a Belgrado, apesar da exigência judicial que deveria impedi-lo de deixar o país.

Atualmente, Zecevic estaria trabalhando no banco do Estado iugoslavo, segundo o Sonntags-Blick.

O governo francês lançou uma ordem de detençao internacional contra ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;