Política Titulo
Presidente da BM&F depoe na CPI dos Bancos
Do Diário do Grande ABC
06/05/1999 | 11:30
Compartilhar notícia


O presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, iniciou nesta quinta pela manha seu depoimento na CPI dos Bancos. Ele abriu seu depoimento afirmando que a principal mercadoria da bolsa é a credibilidade. Cintra Neto disse que uma instituiçao como a deles precisa de seriedade, competência e transparência. Ele ressaltou, no entanto, que a BM&F só nao tem transparência nas informaçoes relacionadas à lei de sigilo bancário. Cintra Neto informou que, visando essa transparência, encaminhou ofício ao presidente da CPI para que todos os diretores da instituiçao pudessem comparecer à comissao para facilitar o detalhamento das respostas.

Segundo o presidente interino da CPI, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), os depoimentos dos seis representantes da BM&F serao tomados todos ao mesmo tempo. Para o senador, o fundamental é saber nesta quinta dos depoentes por que dois bancos operavam na BM&F com uma alavancagem muito superior às garantias; por que a BM&F nao executou as garantias; quais os limites de responsabilidade da BM&F e, por último, qual a relaçao da BM&F com o Banco Central que levou ao episódio da elaboraçao da carta enviada à autoridade monetária que alerta sobre os riscos de crise sistêmica.

Arruda enfatizou ainda que na próxima semana a CPI terá uma açao de "menos discurso e mais trabalho". Ele disse que na terça-feira, às 18 horas, a comissao vai ouvir o depoimento do ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Demósthenes Madureira de Pinho Neto. Na quinta-feira haverá dois depoimentos: às 10 horas, o ex-controlador do banco Marka, Salvatore Cacciola e às 15 horas, Luiz Antonio Gonçalves do FonteCindam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;