Diarinho Titulo
Toda zebra é igual?
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


Uma zebra não é igual a outra, mas todas são brancas de listras pretas. As listras funcionam como a impressão digital dos humanos, ou seja, cada animal apresenta sua diferença, podendo ser no desenho da listra ou no tamanho. O mesmo acontece com as pintas das girafas e as listras dos tigres.

A listra serve para confundir o predador. Ao notar a presença de leões, principalmente, as zebras correm de um lado para o outro, em zigue-zague, para que eles não consigam localizá-las com exatidão. O corpo delas em movimento embaralha a visão dos outros bichos, que enxergam em preto e branco.

Tem inseto que canta?

A maioria dos insetos faz um barulhinho típico, mesmo que a gente não escute. Alguns sons são mais agradáveis e, por isso, imagina-se que o bicho esteja cantando. Cada espécie emite um som único, em geral produzido pelo macho, principalmente para atrair a fêmea. O som também serve para se comunicar e como alerta quando o predador está por perto.

Poucos podem ser ouvidos pelo homem. Os insetos não emitem som pela boca. Alguns fazem ruído ao raspar ou esfregar partes do corpo. Isso é chamado estridulação. Gafanhoto raspa as pernas; grilo, abelha e mosca fazem atrito com a asa.

 Sorvete faz mal no frio?

É lenda a ideia de que sorvete faz mal no frio. Algumas pessoas são mais sensíveis, por isso, podem sentir dor de garganta depois de ingerir alimentos gelados. É bom evitar o consumo quando se está com febre ou problema respiratório, porque as defesas do organismo ficam menores, e o corpo está quente. O que faz a gente ficar resfriado ou com infecção de garganta é o contato com o vírus que causa essas doenças.

O sorvete é nutritivo, mas ninguém pode exagerar para não engordar. O consumo é indicado para evitar sangramento após cirurgia de garganta e extração de dente. Serve como analgésico para aliviar dor nesses casos.

Por que a pele enruga?

Na infância, a pele é elástica. Ao dar risada ou fazer careta, ela se estica e volta sem deixar marquinhas. Com o passar dos anos, torna-se enrugada, flácida e sem brilho. Isso faz parte do processo de envelhecimento, em que a pele perde a elasticidade porque diminui o colágeno (substância que mantém a elasticidade) no organismo.

O envelhecimento começa aos 25 anos e intensifica-se a partir dos 40. O sol acelera esse processo, que é natural e atinge todos. Enruga mais a pele de quem mora em regiões ensolaradas e de quem é bem branquinho (porque tem menos melanina, substância que dá cor e protege do sol). Poluição, estresse e má alimentação, entre outros fatores, aumentam as rugas.

Tamanho do cérebro é sinônimo de inteligência?

O tamanho do cérebro não faz alguém ser mais ou menos inteligente. Mas esse órgão passa por constantes transformações, porque a gente está sempre aprendendo. É como um computador com a capacidade de guardar cada vez mais informações.

O que determina o grau de inteligência são as ligações entre os mais de 100 bilhões de neurônios (células responsáveis pelo impulso nervoso que transmite informação) com outras células do cérebro. Assim, quanto mais ligações se faz, mais inteligente se fica. A melhor forma de fazer isso é por meio do estudo, da leitura e outras atividades que exijam raciocínio.

Por que o choro produz lágrima?

A lágrima serve para manter os olhos limpos e saudáveis, protegendo-os contra bactérias e poeira. Toda vez que piscamos, o organismo fabrica essa substância que se espalha pelo globo ocular e é levada ao nariz por pequenos canais (isso é feito sem que se perceba). Quando os canais entopem, as lágrimas transbordam e vira choro.

O responsável pelo choro quando estamos tristes ou com dor é o sistema nervoso central, que envia uma ordem aos neurônios para aumentar a produção de lágrimas. Ela é composta por sal, água, proteínas, muco e gordura. Sua fabricação nunca para, mas diminui quando estamos dormindo. É por isso que o olho resseca e sobra o muco, que vira remela (ou ramela; as duas formas estão certas).

Por que o frio dá mais fome?

Comemos mais no inverno porque temos de repor a energia gasta para manter estável a temperatura do corpo. Para isso, o organismo tem de trabalhar mais, fazendo a gente sentir mais fome. Outra razão é que a comida provoca sensação de bem-estar. Ao ingeri-la, o corpo produz calor para fazer digestão e nos deixa aquecido.

Em geral, quando bate a fome, a gente deseja algo mais calórico, como chocolate, doce. É que esses alimentos fornecem maior quantidade de energia.

Por que tucano tem bicão?

O tucano tem bico grande para capturar alimentos, como frutas e sementes, pegar insetos e filhotes de outras aves no ninho. Serve também para atrair a fêmea, se defender e intimidar outras aves. Pode atingir 20 cm, quase a metade do seu corpo, que mede 50 cm.

O bico do macho é maior do que o da fêmea e é menos curvo e longo. É formado por tecido ósseo esponjoso, o que o torna leve (pouco mais pesado que isopor) e não prejudica o equilíbrio durante o voo.

O que é bicho de pé?

É um inseto da família da pulga, chamado Tunga penetrans, do tamanho da cabeça de um alfinete. Pode ser encontrado em fazendas e solos arenosos, em áreas quentes e secas.

Só a fêmea penetra na sola do pé de quem está descalço, onde deposita os ovinhos. Isso também pode ocorrer em outras regiões da pele, debaixo da unha e entre os dedos. Provoca coceira, dor, inflamação e até bolinhas. Os bichos também pegam bicho de pé, principalmente porco e cachorro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;