Política Titulo
Gilson registra desempenho fraco nas urnas
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
25/06/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Personagem central do início das movimentações políticas em Diadema, o vice-prefeito Gilson Menezes (PSB) amarga resultados fracos nas urnas em suas últimas aparições eleitorais. Duas vezes prefeito da cidade, Gilson só conseguiu retornar ao cenário político local ao aceitar ser vice do então candidato Mário Reali (PT), em 2008.

A história política de Gilson não corresponde com seus números eleitorais. O socialista foi o primeiro prefeito eleito pelo PT, em 1983, e retornou ao Paço em 1996, já pelo PSB. Mas seu desempenho eleitoral declinou justamente quando ele buscou reeleição em Diadema, em 2000.

Naquele ano, brigou pela reeleição contra o petista José de Filippi Júnior e o tucano José Augusto da Silva Ramos, conquistou 45.764 votos, mas sequer chegou ao segundo turno.

Quatro anos mais tarde, Gilson - no extinto PL - tornou a participar da eleição majoritária em Diadema. Recebeu apenas 12.924 votos e novamente viu de longe a concorrência entre Zé Augusto e Filippi.

O socialista só voltou a ganhar pleito em 2008. Há três anos, ensaiou lançar candidatura própria a prefeito de Diadema pelo modesto PSC. Poucos meses antes da eleição, fechou aliança com Reali para ser vice na legenda petista.

Porém, ao tentar novamente encabeçar candidatura, mostrou que não tem mais a força nas urnas de antigamente. A mais recente empreitada eleitoral de Gilson foi considerada pífia. O socialista concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa como um dos principais nomes do PSB estadual. A despeito de contar com espaço televisivo durante a campanha, obteve somente 3.583 votos - 27.691 sufrágios a menos que Orlando Bolçone, último candidato socialista a se eleger como deputado estadual no ano passado.

Sobre as eleições de 2012, Gilson preferiu adotar cautela. Ele é pretendido por PT e PSD, no entanto sequer confirmou se participará ativamente do pleito. "Acredito que contribui muito para o povo de Diadema. Vamos esperar as movimentações políticas e ver o que fazer no ano que vem", comentou o socialista, que em julho completa 62 anos e luta contra diabetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;