Política Titulo Mudança
Procon fará parte da sede do Poupatempo

Unidade de serviços de São Bernardo acolherá assistência jurídica gratuita a partir de hoje

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/06/2014 | 07:04
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


O departamento de defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, de São Bernardo, passará a integrar a partir de hoje o Poupatempo de serviços da cidade, equipamento do governo do Estado e instalado na região central há 12 anos. A unidade irá acolher a divisão de assistência jurídica gratuita da Prefeitura, acoplando também os setores de defesa dos direitos humanos e cartório anexo do juizado especial cível. As seções sairão de outros locais do município e serão transferidas para a praça azul do Poupatempo.

A seção do Procon é campeã em atendimentos, com 12.957 pessoas beneficiadas de janeiro a abril deste ano. Anteriormente instalada na Avenida Vergueiro, 2.432, a divisão de assistência jurídica gratuita, em média, atende 4.079 pessoas por mês.

A proposta de mudança partiu do deputado estadual Alex Manente (PPS), que possui proximidade com a cúpula da gestão do equipamento. A requisição se deu para ocupar espaço físico aberto no equipamento estadual com a ida de serviços públicos municipais para o Paço, por meio do programa Rede Fácil, em 2010, criado pelo governo Luiz Marinho (PT). “Havíamos conversado com a Prefeitura, que se mostrou inclinada a aceitar (a transferência). O Poupatempo abriu as condições e logística”, frisou o parlamentar.

A alteração de endereço, conforme declarações da secretária adjunta de Assuntos Jurídicos e Cidadania, Lilian Maria Boaro, vai proporcionar mais conforto para o cidadão, uma vez que em um mesmo local os munícipes podem acessar outros serviços públicos, como Detran, Correios, CDHU, Sabesp e Cetesb. “Outra grande vantagem é a questão do transporte, que será facilitado. É importante ressaltar que os serviços oferecidos continuam sendo responsabilidade da Prefeitura”, completou.

Segundo a Prefeitura, o objetivo da parceria no Poupatempo é melhorar o atendimento aos usuários e facilitar a locomoção. “O Poupatempo tem localização privilegiada no Centro da cidade, com ampla oferta de transporte público”, citou a nota.

As tratativas resultaram em acordo entre as partes, no primeiro bimestre deste ano. A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), empresa que administra o funcionamento da rede de Poupatempos, chefiada por Admir Ferro (PSDB), firmou aditamento de convênio com a Prefeitura para atuar em parceria no local. As obras estruturais nos últimos 90 dias e instalação de todo o mobiliário no equipamento foram realizadas pelo poder público municipal.

Admir sinalizou que o fato de as demandas coincidirem – do deputado e Paço – agilizou o andamento do processo de implantação. “Apesar dos pedidos, dependia de haver interesse de quem toca o serviço, que é a Prefeitura. Com o acerto, aditamos o convênio e cedemos o espaço”, afirmou o diretor da Prodesp.

Procurado, o Paço não respondeu se a troca de local trará economia ao erário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;