Diarinho Titulo Copa do Mundo
Tradição uruguaia contra a determinação costa-riquenha
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
30/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Integrantes do Grupo D, Uruguai e Costa Rica se enfrentarão no dia 14 de junho, às 16h, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

A Celeste (como a seleção uruguaia também é chamada) foi a vencedora da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no país. Vinte anos depois, tirou o título do Brasil numa final em pleno Maracanã. Mas entre as décadas de 1970 e 1990, perdeu a força e não obteve bons resultados.

Este será o 12º Mundial do Uruguai. Na África do Sul, em 2010, ficou em quarto lugar. A pinta de seleção forte, no entanto, sumiu nas eliminatórias da Copa, quando enfrentou dificuldades para garantir a vaga. Mesmo assim, pode surpreender.

Dirigida pelo técnico Óscar Tabárez, tem como craques o zagueiro Diego Lugano (West Bromwich, Inglaterra) e os atacantes Luis Suárez (Liverpool, Inglaterra) e Edinson Cavani (Paris Saint-Germain, França). Os uruguaios ficarão concentrados em Sete Lagoas, Minas Gerais.

Apesar da boa campanha nas eliminatórias, a Costa Rica é o time com menor tradição no grupo. Sua estreia em Mundiais aconteceu apenas em 1990, quando impressionou a todos ao chegar às oitavas de final. Esteve também nas Copas de 2002 e 2006, quando não passou da fase de grupos.

Comandada pelo colombiano Jorge Luis Pinto, a La Sele (como a seleção é apelidada) tem como destaques os atacantes Álvaro Saborío (Real Salt Lake, Estados Unidos) e Joel Campbell (Olympiacos, Grécia), além do meia-atacante Bryan Ruiz (PSV, Holanda). Os costa-riquenhos ficarão hospedados em Santos, no Litoral.


Uruguai

Nome oficial: República Oriental do Uruguai.
Capital: Montevidéu.
Localização: América do Sul. Banhado pelo Oceano Atlântico, faz fronteira com Brasil e Argentina.
Área: 176.215 km².
População: 3,3 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: A maior parte do território é formada por planícies e colinas baixas. A temperatura costuma ser amena no verão e inverno. Ventos fortes e tempestades são comuns. Os campos cobrem grande área do país; já as poucas florestas estão nas margens dos rios.
Idioma oficial: Espanhol.
Moeda: Peso uruguaio.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista; José Mujica é o presidente.
Economia: Tem indústria de bebida, têxtil, química, de produtos petrolíferos, maquinário elétrico e outras. Os principais produtos agrícolas são soja, arroz, celulose, trigo, peixe e carne. Destaque ainda para o setor de serviços e turismo.
Curiosidades: Os europeus chegaram ao território no início do século 16. Durante muitos anos, virou alvo de disputa entre espanhóis, portugueses e, depois, britânicos. Em 1821, foi unido ao Brasil. Na ocasião, recebeu o nome de Cisplatina. Após conflito, teve a independência reconhecida em 1828. No século 19, também passou por guerra civil. Atualmente, é uma das nações mais desenvolvidas da América Latina.


Costa Rica

Nome oficial: República da Costa Rica.
Capital: San José.
Localização: América Central. Banhado pelo Mar do Caribe e Oceano Pacífico, faz fronteira com Nicarágua e Panamá.
Área: 51.100 km².
População: 4,7 milhões de habitantes.
Relevo, clima e vegetação: O território é formado por planícies costeiras e cordilheiras; também há vulcões. O clima, em geral, é tropical, com período de seca (dezembro a abril) e chuvoso (maio a novembro). Floresta tropical é o principal tipo de vegetação.
Idioma oficial: Espanhol.
Moeda: Colón costa-riquenho.
Esporte popular: Futebol.
Governo: República presidencialista. A presidente é Laura Chinchilla.
Economia: Tem indústria têxtil, de equipamentos médicos, materiais de construção, fertilizantes, produtos plásticos e eletrônicos, entre outras. Os principais produtos agrícolas são banana, café, abacaxi, açúcar, arroz, feijão e milho. Turismo é muito importante.
Curiosidades: Descoberta por Cristóvão Colombo em 1502, a Costa Rica tornou-se independente da Espanha somente em 1821. No século 19, teve grande crescimento econômico. O ex-presidente Óscar Arias Sánchez recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1987 por ter trabalhado ativamente pelo fim de guerras na América Central. Hoje, é o país da América Latina com melhor Índice de Desenvolvimento Ambiental.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;