Cultura & Lazer Titulo ABCena
Outras rainhas no palco
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ABCena, evento do Sesc Santo André que propõe discussão sobre a memória e a produção teatral do Grande ABC, engrena no sábado com a apresentação de "Rainhas [(S)]- Duas Atrizes em Busca de um Coração".

As atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira, em Rainhas, transformam o palco em um ringue de disputas. Travestidas de artistas encenando o clássico Mary Stuart, de Friedrich Schiller, elas se digladiam como Elizabeth I e a prima desta, Mary Stuart, na clássica briga pelo trono inglês na metade do século 16.

A trama político-religiosa - que culminou na morte de Mary, a mando de Elizabeth, que temia que a prima educada na França (inimiga da Inglaterra), no seio do catolicismo, tomasse seu lugar de rainha e subvertesse seu reino - não se restringe ao resgate, mas o expande para o presente, abarcando questões contemporâneas, universais e particulares.

O embate é dado também no jogo cênico, proposta da montagem adaptada pelas atrizes em conjunto com a diretora Cibele Forjaz. Além disso, cada uma delas vive momentos de solo, em que expõem a busca de duas mulheres por si próprias, travando guerra com o seu interior.

A peça está em cartaz desde 2008 e foi apresentada em diversas ocasiões no Grande ABC. O espetáculo também rendeu o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz para Isabel.

Interativa, a peça dá o poder de decisão ao público, que decide quem merece a morte: a anglicana Elizabeth ou a católica fervorosa Mary Stuart.

ABCENA - Até o fim do mês, mais cinco produções teatrais serão exibidas pelo ABCena. Sessões de bate-papo, palestras e oficinas sobre o teatro e a arte na região complementam a programação. Algumas das atrações serão no Sesc São Caetano.

De espetáculos, o teatro do Sesc Santo André receberá ainda "Nekrópolis", "Meu Tio o Iauaretê", "P.O.R.A.O - Parte Orgânica Referente Ao Ontem", "A Dobra" e "Depois de Tudo". Na semana passada o projeto abriu com o infantil Esperando Gordô.

Entre as participações especiais estão nomes como Luís Alberto de Abreu, Rosi Campos e Antonio Petrin.

Rainhas [(S)]- Duas Atrizes em Busca de um Coração - Teatro. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Sáb., às 20h. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;