Economia Titulo Imposto de Renda
Receita convoca sonegadores a partir de segunda-feira
Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
20/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Contribuintes que declararam seu Imposto de Renda no ano passado, e tiveram os dados questionados pela Receita Federal, passarão a ser convocados para comprovação documental a partir da próxima semana.

Segundo consultores da área de tributação, hoje o sistema da Receita caminha para uma transparência total de dados, o que permite maior cruzamento de informações. Com isso, haverá um aumento no número de contribuintes presos na chamada malha-fina.

"Não houve agravamento da pesquisa. Agora eles passaram a usar as ferramentas de cruzamento de informação de modo eficiente", afirma Lázaro Rosa da Silva, advogado tributário do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal). Silva aponta que é muito comum o contribuinte não se atentar aos dados fornecidos, gerando erros na declaração. "Todos os tipos de organizações, hoje em dia encaminham informações para a receita.

Qualquer erro, a Receita vai pegar. O conselho para quem está fazendo a declaração deste ano é atenção e organização com os documentos. "Dentro de 5 anos a Receita poderá, a qualquer momento, pedir a documentação. Se estiver tudo organizado, é menos dor de cabeça para o contribuinte."   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;