Internacional Titulo Indonésia
Indonésia emite alerta de tsunami após terremoto
Da AFP
11/09/2008 | 00:07
Compartilhar notícia


Um terremoto de magnitude 7,6 abalou nesta quinta-feira a zona das ilhas Molucas, no leste da Indonésia, e as autoridades lançaram um alerta de tsunami.

O abalo ocorreu às 5h local (19h de Brasília) e foi situado a 122km a noroeste da cidade de Ternate, na província das Molucas do Norte, segundo a Agência Meteorológica e Geofísica de Jacarta. Não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

A profundidade relativamente pequena do tremor, 10 km, pode gerar um tsunami, segundo especialistas indonésios. O USGS (Observatório Geológico Americano) informou que o terremoto teve 6,6 de magnitude e ocorreu a 93km de profundidade.

Os terremotos são freqüentes na Indonésia, um arquipélago com milhares de ilhas situado no chamado ‘cinturão de fogo' do Pacífico.

Outro terremoto, de 7 graus de magnitude, abalou a costa norte japonesa nesta quinta-feira, segundo a agência sismológica do Japão, que também emitiu um alerta de tsunami.

O tremor ocorreu às 09h21 local (21h21 Brasília) e seu epicentro foi situado a 20km de profundidade, no litoral da ilha de Hokkaido, na região de Tokachi, a cerca de 700km ao norte de Tóquio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;