Setecidades Titulo Educação
Estudantes entram na reta final dos vestibulares
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
11/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Neste mês são abertas as inscrições para os principais vestibulares das universidades públicas do Estado. Apesar de o período caracterizar início de fase crítica para quem busca vagas concorridas, não é o momento de se desesperar, segundo especialistas. Além de planejar o calendário de provas, a dica é não deixar diversão e descanso de lado.

A USP (Universidade de São Paulo), encerrou o período de inscrições ontem, mas Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) abrem cadastro ainda neste mês. (Confira tabela ao lado)

Tendo em vista que a maior parte das provas será realizada em novembro, a recomendação do diretor do cursinho Singular-Anglo, Paulo Roberto de Francisco, é planejar calendário para que o cansaço pela proximidade entre os exames não atrapalhe o desempenho do aluno. "É o momento de focar e deixar de lado mito de que quanto mais universidades se presta, mais chances há de passar".

Outro ponto importante, segundo a professora de Psicologia da Metodista Angélica Capelari, é não investir em questões que se tem dificuldade. "O importante é adquirir informações de conhecimentos gerais, diz". Exemplo é deixar de lado as leituras obrigatórias neste momento. Conforme explica Francisco, os livros deverim ter sido lidos no início do ano ou nas férias.

O lazer é outro item que não pode ficar de fora da rotina, assim como o descanso. A dica dos especialistas é que atividades como ir ao cinema, parques e praticar esportes não sejam excluídas. Manter pelo menos sete horas de sono é outra recomendação.

FOCO

Os estudantes acreditam que nos dois meses que faltam para as avaliações, é preciso intensificar o estudo. No caso de Diego Laira, 19 anos, a tática tem sido fazer exames antigos para complementar as mais de 12 horas que passa debruçado nos livros. "A diversão é sair com amigos no fim de semana", revela o morador de Ribeirão Pires, que prestará todos os principais vestibulares de São Paulo, além do Enem.

Para a jovem Amanda Amaral, 18, a nota do Enem será a alternativa para prestar todos os vestibulares possíveis por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além da USP, Unifesp, Unesp e Unicamp. Com isso, ela consegue evitar o cansaço por ter de viajar e também o alto custo, tendo em vista que o valor médio das taxas é de R$ 120.

Já o estudante João Victor Queiroz, 18, focará no curso de Direito da USP. Ao invés de atirar para todos os lados, a preferência foi por intensificar o estudo, que chega a ser de 15 horas diárias. "Quando estou muito estressado apelo para o jiu-jítsu."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;