Política Titulo Oficialização hoje
PDT indica Batochio como vice de Paulo Skaf

Nome do ex-deputado foi acertado para dobrada com o PMDB ao governo do Estado

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/06/2014 | 07:02
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O PDT indicará o nome do vice na chapa majoritária do PMDB ao governo do Estado, encabeçada pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf. A decisão foi acertada ontem entre lideranças dos dois partidos e será oficializada hoje em reunião, na Capital, com pré-candidatos pedetistas. A cúpula da legenda escolheu o advogado e ex-deputado José Roberto Batochio para compor a dobrada na sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) no processo eleitoral de outubro.

Batochio foi eleito deputado federal pelo PDT, com mandato de 1998 a 2002. No Direito, ele atua na área criminalista e presidiu a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo entre 1991 e 1993. Com bagagem profissional, o ex-parlamentar tem no currículo a defesa do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci no caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa, ocorrido em 2006.

O PDT compõe a base de sustentação do governo Dilma Rousseff (PT). Em algumas ocasiões, interlocutores petistas agiram por acordo estratégico nas campanhas adversárias. A proposta arquitetada seria para tentar forçar o segundo turno do pleito e evitar eventual vitória do tucano logo na primeira etapa, como ocorreu no páreo de 2010. Com a aliança, a sigla contribui com 30 segundos de TV à candidatura peemedebista. Atualmente, Skaf conta com quatro minutos de inserção no horário eleitoral gratuito.

Diante da parceria, parcela significativa de pedetistas do Grande ABC divergiu sobre o apoio. A maior parte desses filiados projetava candidatura própria, com o deputado Major Olímpio. Apenas demoveriam do plano de voo solo caso a composição fosse com PT ou até o PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;