Memória Titulo
Arquivos e os ensinamentos que chegam do Brás

Será lançado amanhã, às 18h, na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo, o livro O Mundo dos Trabalhadores...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Será lançado amanhã, às 18h, na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo, o livro O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, organizado por Antonio José Marques, de São Caetano e responsável pelo arquivo da entidade, e por Inez Stampa, gerente de coordenação do projeto Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional.

O livro foi editado pela CUT e pelo Arquivo Nacional e traz artigos conceituais sobre trabalhadores urbanos e rurais produzidos, entre outros, por Leonilde Servolo de Medeiros, Marco Aurélio Santana e o brasilianista John French, autor de inúmeros trabalhos sobre a história do Grande ABC.

A publicação também faz apresentação dos arquivos dos trabalhadores preservados no âmbito da CUT, em centros de documentação de importantes universidades brasileiras e também em alguns países, como Argentina, Peru, Portugal e Espanha.

ARQUIVO

Antonio José Marques é um amigo de muitos anos, excelente profissional, acadêmico especializado na área Arquivista. Na primeira gestão do prefeito Celso Daniel, em Santo André (1989-1992), insistiu para que a Prefeitura cuidasse melhor do seu Arquivo Geral, que guarda a documentação oficial de todo o Grande ABC, já que entre 1938 e a data da emancipação das outras seis cidades, foi Santo André que cuidou dos documentos aqui gerados desde a criação do Município de São Bernardo, em 1889.

Toninho teve êxito apenas parcial, porque o assunto, muito técnico, imaginava-se resolvido com o sistema - que já foi moderno - da microfilmagem. Hoje o Arquivo Geral de Santo André, que os menos avisados chamam "de arquivo morto", jaz em dependências da Craisa, na Avenida dos Estados.

Antonio Marques segue carreira na CUT e se preocupa com a boa destinação dos documentos ali gerados. O arquivo da CUT está em ótimas mãos, os arquivos das nossas sete cidades não. Seria bom que em cada prefeitura houvesse um Toninho Marques. Pelo menos que o livro por ele organizado, em parceria com Inez Stampa, pudesse chegar aos municípios todos, e não apenas os do Grande ABC.

CARTAZES SINDICAIS

Até 25 de setembro a CUT promove em sua sede nacional, no bairro paulistano do Brás, a exposição Movimento Sindical: 30 anos em cartaz. São 68 cartazes expostos. Eles levam a assinatura de Elifas Andreato, Marcatti, Paulo Caruso, Ohi entre outros ilustradores e cartunistas. Foram produzidos especialmente para o movimento sindical entre 1979 e 2009.

Tradicional meio de comunicação entre sindicatos e trabalhadores, as imagens e palavras de ordem utilizadas condensam parte da conjuntura política e social do Brasil no período: campanhas contra a carestia e o desemprego; o movimento das Diretas Já, convocações de mobilizações, embates dos trabalhadores com os governos, entre outros temas. As peças pertencem ao acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 9 de setembro de 1979

Manchete - Com exclusividade para o Diário, Jânio (Quadros, ex-presidente da República) faz análise da atual situação e revela temores. A entrevista foi concedida ao jornalista Aleksandar Jovanovic, editor de Política.

Política - Ricardo Zaratini Filho, ex-banido político, declarou que vai se filiar ao MDB e lutar por um programa democrático.

Santo André - A Exposição do Exército montada no Parque Duque de Caxias (futuro Celso Daniel) será encerrada hoje.

Editorial - Vereadores de Santo André insistem na autofagia.

Futebol - Santo André de técnico novo: estreia hoje José Carlos da Silva Fescina.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é aniversário de Nuporanga, que significa ‘Campos Belos'. Tornou-se município em 1885, quando se separou de Batatais; rebaixado a bairro de Orlândia em 1909, recupera a autonomia em 1926.

HOJE

Dia do Médico-Veterinário, Dia do Administrador de Empresas, Dia do Técnico de Administração, Dia da Velocidade e Dia da Coréia do Norte.

SANTOS DO DIA

Cirano, Dorotéia, Pedro Claver, Tibúrcio, Tomás de Vilanova e Valentiano.

EM 9 DE SETEMBRO DE...

1909 - Concedida autorização para celebração de missas na capela de Santa Cruz, em Pilar, hoje Mauá.

1929 - Prefeito Saladino sanciona a lei nº 286 que proíbe o trânsito de carros de eixo móvel em toda a região.

1939 - Prefeito Décio de Toledo Leite baixa o ato nº 385 que dá novas denominações a cinco escolas de Santo André: Escola Ruy Barbosa (antiga Escola 1º de Maio), Escola Almirante Tamandaré (antiga Escola 16 de Julho), Escola Princesa Isabel (antiga Escola 13 de Maio), Escola Dom Pedro II (antiga Escola 9 de Julho) e Escola Martins Fontes (antiga Escola Santo André da Borda do Campo).

1969 - Governo baixa o ato institucional nº 14 que estabelece a pena de morte no Brasil e a prisão perpétua em caso de "guerra revolucionária ou subversiva".

1994 - Ônibus espacial Discovery, lançado nos Estados Unidos, leva seis astronautas para fazer estudos atmosféricos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;