Sua Saúde Titulo
Infarto

Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea

Leo Kahn
22/05/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes. O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, dentro das artérias, acarretam o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração.

Uma em cada três pessoas que sofre um ataque cardíaco não sente dor no peito. Em certos grupos de pacientes, como mulheres, diabéticos e idosos, a incidência do sintoma é significativamente menor. Dados do Instituto do Coração mostram que cerca de 40% dos pacientes de doenças coronarianas não apresentam os chamados fatores clássicos de risco. A ocorrência é mais preocupante quando se sabe que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil, 33% do total. De cada dez vítimas, seis, em média, são do sexo masculino.

A saúde do coração feminino varia com o ciclo menstrual. Durante as semanas imediatamente antes e depois da menstruação, aumenta a ocorrência de dores no peito e infartos. A irrigação do músculo cardíaco também diminui. A causa é a diminuição no organismo dos níveis de estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos. Na realidade, a culpa é de uma substância chamada homocisteína, considerada um agressor natural das artérias. Segundo a pesquisa, a diminuição de estrogênio e o aumento de homocisteína prejudicam a circulação e abrem caminho para que ocorram males cardíacos.

Sinais e sintomas de um possível ataque cardíaco:
- pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora;
- dor no peito refletindo nos ombros, braço esquerdo (ou os dois) pescoço e maxilar;
- dor abdominal;
- suor, palidez, falta de ar, perda temporária de consciência, sensação de morte eminente;
- náuseas e vômitos.
Atenção: nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque, algumas vezes podem ir e voltar.
Os principais fatores de risco são: histórico familiar de doença coronariana, idade acima de 60 anos, colesterol alto, triglicérides elevado, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, fumo, estresse e sedentarismo.
Uma pessoa que possui dois ou mais destes fatores, tem risco aumentado de apresentar obstruções coronarianas. As mulheres e os mais jovens em particular têm sinais marcantes de maior risco, o que permitiria o diagnóstico precoce, evitando assim, danos definitivos e retardando ou mesmo evitando a doença.

Dicas:
- Manter o peso sob controle; alimentação balanceada (pobre em gorduras animais);
- Praticar atividades físicas;
- Evitar o tabagismo;
- Avaliação médica periódica, eletrocardiograma de repouso, hemograma, colesterol, triglicérides, glicose e teste de esforço;
- Ao surgirem os primeiros sintomas, procure socorro imediatamente;
- Não dirija automóvel e evite andar ou carregar peso mesmo que a dor seja mínima;
- Se estiver com alguém que apresente sintomas de infarto por mais de dez minutos, não perca tempo: procure socorro urgente. Mantenha a pessoa aquecida e calma. Salvo orientação médica em contrário, não lhe dê coisa alguma para beber ou comer;
- Se a pessoa desfalecer, verifique sua respiração e seu pulso. Na ausência desses sinais vitais, inicie imediatamente os procedimentos adequados de recuperação cardiopulmonar, mantendo-os até que o socorro chegue. Não tente transportar a pessoa desfalecida, porque ela corre sério risco de morrer no caminho. Coloque-a em posição confortável, levemente inclinada, e afrouxe suas roupas;
- Não se iluda com a aparência de sintomas de azia intensa, pois eles podem indicar, na verdade, alterações cardíacas importantes;
- Transmita confiança ao infartado e evite entrar em pânico. Os primeiros socorros são fundamentais para salvar vidas.
O infarto é uma ocorrência muito grave e requer atendimento médico imediato. Pode vir precedido de crises de angina (dores no peito, muitas vezes associadas ao esforço físico) ou irromper sem qualquer aviso. Cerca de um terço das pessoas que sofrem infarto não sobrevivem e a maioria das mortes ocorre dentro de duas horas.

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br. Sua resposta será publicada neste espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;