Política Titulo
Lula defende fortalecimento da indústria naval brasileira
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/10/2005 | 09:01
Compartilhar notícia


 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, em seu programa semanal de rádio, que o Brasil precisa voltar a ocupar o seu lugar como grande indústria naval. "Nós temos a Venezuela que precisa contratar dezenas de navios. Nós temos a Argentina, nós temos o Equador, nós temos a Colômbia", afirmou Lula. Ele lembrou que para conquistar esses mercados é preciso fazer parceria entre os países da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Para o presidente, o Brasil só será soberano "se tiver uma indústria naval altamente forte". Em sua fala, ele também comentou que as plataformas de exploração de petróleo em alto-mar usadas pela Petrobras estão sendo feitas no Brasil.

Sobre o potencial de geração de empregos do setor naval, Lula assegurou que o país vai dar um exemplo vivo. "Em Niterói, a gente tinha mais ou menos 3 mil trabalhadores. Hoje, já são 14 mil. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, nós já estamos com 20 mil empregos diretos e quase 60 mil indiretos no setor. Isso vai crescer porque os estaleiros vão ser espraiados pelo Brasil", acrescentou.

Segundo o presidente, não só a indústria naval será beneficiada com a retomada dos investimentos, mas também outros setores econômicos. "O Brasil inteiro vai se beneficiar porque você investir na indústria naval significa criar mais empregos na indústria do aço, na indústria química, no comércio, nos estaleiros e nos portos". Na opinião de Lula, uma cadeia de indústrias vai ser beneficiada com o investimento na indústria naval.

Lula aproveitou para alfinetar o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Para ele, houve o desmonte de "uma coisa que nós tínhamos que era maravilhosa a troco de adotarmos uma política neoliberal, de transportar nossos produtos em navios de bandeira estrangeira e de estarmos fazendo prospecção de petróleo em plataformas contratadas em outros países".

Para o presidente, com a retomada dos investimentos na indústria naval, o governo e o povo estão provando que os brasileiros sabem fazer as coisas. "Aquilo que nós soubermos fazer, nós queremos fazer. Aquilo que nós não soubermos, nós vamos comprar lá fora. Mas, aquilo que a gente tiver competência, nós não abrimos mão. A indústria naval brasileira veio para ficar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;