Internacional Titulo
Líder sérvia assume culpa de crimes contra humanidade
Por Da AFP
02/10/2002 | 11:32
Compartilhar notícia


A ex-presidente dos sérvios da Bósnia, Biljana Plavsic, hoje com 72 anos, se declarou culpada nesta quarta-feira da acusação de crimes contra a humanidade convertendo-se assim na primeira dirigente a reconhecer sua culpa diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) desde sua criação, em 1999.

Em uma medida que pode reascender a especulação de que ela possa testemunhar contra o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, Biljana Plavsic mudou sua estratégia de defesa inicial em um acordo com a acusação, que por sua vez aceitou retirar todas as outras denúncias contra ela.

Plavsic, líder dos sérvios durante a guerra na Bósnia, entre 1992 e 1995, se entregou à Justiça em janeiro de 2001, quando se declarou inocente pelos crimes de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

O juiz Richard May informou então que a câmara receberá, a partir do dia 16, os argumentos das partes para ditar a sentença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;