Política Titulo
Deputados reassumem suas cadeiras para eleições
Por
22/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição deste ano vai provocar já no fim deste mês seus primeiros efeitos sobre a rotina dos Legislativos. Parlamentares que estão licenciados de suas funções, ocupando outros cargos, vão reassumir suas cadeiras para disputar novo mandato em outubro.

Em São Paulo esse movimento já tem data para acontecer. Em 1º de abril, seis deputados, hoje auxiliares do governo José Serra (PSDB) ou da prefeitura de Gilberto Kassab (DEM), retornarão à Assembleia Legislativa ou à Câmara Federal.

Quatro deles reassumem seus postos no Legislativo paulista: Sidney Beraldo (PSDB e secretário estadual de Gestão), Rita Passos (PV e titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social), Ricardo Montoro (PSDB e secretário municipal de Participação e Parceria) e Rodrigo Garcia (DEM e titular da Secretaria Municipal de Desburocratização).

Já o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman (PSDB), e o secretário especial de Articulação Metropolitana do prefeito Kassab, Jorge Tadeu Mudalen, voltam para Brasília.

"Eu já comuniquei o governador sobre a minha saída e está tudo certo. Darei expediente até o dia primeiro", afirmou Beraldo, que tentará agora uma cadeira de deputado federal.

A migração já virou um movimento tradicional em ano de eleição. O retorno às origens não é por vontade própria. A lei eleitoral exige a desincompatibilização - o afastamento do agente público do cargo se quiser disputar o pleito. É a mesma regra que obriga o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a deixar suas funções até o dia 2 de abril para lançar-se na disputa

presidencial.

A razão do afastamento é propiciar uma disputa equilibrada entre os candidatos. Na corrida para o Legislativo, entretanto, a lei permite que os parlamentares façam campanha no cargo, usufruindo de carro oficial, gabinete, verbas e, principalmente, de uma agenda mais próxima dos redutos eleitorais.

Com a chegada dessa nova leva, deixam seus mandatos os suplentes Hélio Nishimoto, Cassio Navarro, Milton Flávio - do PSDB - e Camilo Gava (PV).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;