Memória Titulo
Bidão e suas histórias da Rhodia, da Coop, do futebol...

Alcebíades Luís Massaini sempre foi mais conhecido pelo apelido Bidão, que vem da infância.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Alcebíades Luís Massaini sempre foi mais conhecido pelo apelido Bidão, que vem da infância. Ele próprio não sabia a origem do apelido. Guardamos uma gravação que fizemos com ele e em que tocamos nesse assunto. Massaini arriscou a dizer que "Bidão" talvez fosse um derivativo de "Alcebíades" - "biade", "bidão".

Bidão era andreense, aqui nascido em 1915, com uma carreira profissional vivida na Rhodia Química e que o levou a ser um dos mais importantes fundadores da Cooperativa de Consumo dos Empregados do grupo Rhodia, hoje Coop. Foi o sócio nº 3. Coube a ele repassar ao então ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a carteirinha de sócio 1 milhão da Coop, em 2003.

Bidão está no livro dos 50 anos da Coop. Ali ele fala com alegria que autorizou vários caminhões da Rhodia a deixarem a firma com material utilizado como divisórias e prateleiras da primeira loja da então Cooperhodia, que ficava num antigo depósito da Antarctica, propriedade da família Magini, a poucos metros das porteiras da estrada de ferro de Santo André. A Coop lhe deve essa providência.

Antes disso, anos antes, no seu início de Rhodia, Bidão foi goleiro e dirigente do clube e guardou vários cadernos preenchidos por ele próprio com a ficha técnica dos jogos. Um material que Bidão nos repassou e que enriquece o acervo aqui de Memória.

Bidão partiu em 6 de março último, aos 93 anos, e foi sepultado no cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Deixou histórias, várias contadas pela coluna. E como a memória é eterna, há muito mais a transmitir daquilo que o querido Bidão nos ensinou.'

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 18 de março de 1979

Primeira Página - Octavio Gonzaga Junior, novo secretário da Segurança Pública, diz ter certeza de haver infiltração da Convergência Socialista na greve dos metalúrgicos. Câmara de Diadema apóia a greve.

Cinema - Inaugurado ontem o Cinema 1 (Rua Éster, 36, Vila Alpina), com o filme Profecia II. O novo cinema ocupa o mesmo espaço do antigo Cine Art. A programação está a cargo da Empresa Cinematográfica Sul

SANTOS DO DIA

Anselmo, Cristiano, Narciso e Cirilo de Jerusalém (Jerusalém: 315-375). Bispo. Doutor da Igreja. Escreveu as "Catequeses".

Frei Anselmo Fracasso escreveu: "Quem se irrita com tudo, vive sempre descontente".

EM 18 DE MARÇO DE...

1969 - Médico Celso Gama falece em Santo André aos 45 anos. Foi o fundador e diretor do Hospital Dr. Cristóvão da Gama, na Vila Assunção.

1989 - Memorial da América Latina é inaugurado em São Paulo, com projeto de Oscar Niemeyer e conceito de Darcy Ribeiro. Fernando Vasco Leça do Nascimento, de São Bernardo, é o seu presidente atual, com mandato renovado para mais um mandato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;