Setecidades Titulo Educação
Estado tomba prédio de escola em Mauá

Projeto da EE Emiko Fujimoto é do arquiteto Vilanova Artigas, reconhecido internacionalmente

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
05/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), do governo estadual, tombou neste ano o edifício da EE Emiko Fujimoto, no Jardim Paranavaí, em Mauá. O prédio, projetado por João Batista Vilanova Artigas, arquiteto brasileiro de renome internacional, foi construído ao longo da década de 1970 para abrigar uma universidade que nunca chegou a ser instalada no município. Porém, pelo seu valor histórico e design arrojado do projeto, a partir da publicação da resolução em 26 de fevereiro, tornou-se patrimônio do Estado.

Segundo o presidente do Condephaat-MA (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - Mauá), William Puntschart, este é o segundo bem tombado pelo governo estadual no município. O primeiro é a casa que hoje abriga o Museu Barão de Mauá, reconhecida como patrimônio desde 1983. Ela foi a sede da fazenda de Irineu Evangelista de Souza, o já dito barão, que adquiriu as terras da fazenda em 1862 com o objetivo de supervisionar a instalação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, da São Paulo Railway Company.

Já o prédio construído por Artigas teve outro destino. "Apesar de não ter servido ao propósito inicial da instalação do Ensino Superior, o edifício se tornou o primeiro centro educacional para a população do Jardim Paranavaí. Portanto, faz parte da história do bairro e da cidade e o esforço para preservá-lo é importante."

Quem passa em frente à escola, localizada na Estrada Adutora Rio Claro, 1.115, depara-se com uma construção inusitada para os padrões dos colégios do Grande ABC. O prédio caracteriza-se por uma arrojada solução estrutural que lança mão de um par de vigas virandel sob poucos apoios, proporcionando leveza e imponência à obra, de estilo moderno.

REFORMAS - O edifício encontra-se atualmente bem preservado, mas por se tratar de uma escola, requer reparos por conta da circulação constante de alunos, professores e funcionários. Com o tombamento, porém, a forma como isso é feito passa a ser diferente das demais unidades da rede estadual.

A FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão responsável pela administração dos contratos de obras da rede estadual, explica que o tombamento visa à preservação do bem e restringe qualquer intervenção física que possa vir a descaracterizar o imóvel.

Dessa forma, antes da execução de serviços de reforma ou restauro, é necessário obter prévia autorização do Condephaat, que analisa as questões técnicas da obra.

A FDE destaca ainda que está em fase de projeto intervenção que contemplará a cobertura da quadra esportiva, além de serviços para implantação de acessibilidade na unidade escolar que, por ser construída na década de 1970, não conta com esse tipo de infraestrutura.

Após a conclusão do projeto, o documento será enviado ao Condephaat para aprovação e posterior início das obras, ainda sem prazos de conclusão definidos.

Faculdade de Arquitetura da USP é destaque entre obras

Nascido em junho de 1915, o curitibano João Batista Vilanova Artigas graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e atuou principalmente em São Paulo. Entre suas mais importantes obras na Capital estão a Faculdade de Arquitetura da USP e o Estádio do Morumbi.

Seus primeiros projetos, porém, foram feitos em Curitiba nos anos 1940, quando sua arquitetura era influenciada por Frank Lloyd Wright. Mais tarde, Artigas assumiu a influência de Le Corbusier, marcadamente reconhecida na residência de João Luiz Bettega, na Rua da Paz, em Curitiba, hoje denominada Casa Vilanova Artigas. É forte na formação do arquiteto a convivência com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena (a chamada ‘família artística paulista').

Paralelamente à atividade de arquiteto, Artigas dedicou-se, ao longo de sua vida, ao magistério, inicialmente na Politécnica de São Paulo e, mais tarde, no curso de Arquitetura da USP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;