Memória Titulo
Passeio pela escola da família Gardesani

Voltamos a Santo André de 70 anos atrás, com os meninos da escola das irmãs e irmão Gardesani. Vocês imaginam onde...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Voltamos a Santo André de 70 anos atrás, com os meninos da escola das irmãs e irmão Gardesani. Vocês imaginam onde ficava essa escola?

* * *

Chamava-se Escola Mista Rui Barbosa. Era particular. Ficava na Rua Coronel Alfredo Flaquer, em frente da Tecelagem Didone (hoje Coop), quase esquina com a Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, no Bairro Ipiranguinha, em Santo André. Meninas de um lado, meninos de outro.

Também era conhecida como a escola das irmãs (e irmão) Gardesani: Matilde Gardesani Cugnasca, Elisa (Elizena, seu nome correto) Gardesani Vitelli, Ana Gardesani e Pedro Gardesani, que ensinava no curso noturno ao lado da esposa, Lila (Arisla) Vasconcelos Gardesani.

Eurico Martin estudou na Escola Rui Barbosa. Artista plástico e escultor, ele nasceu na vila operária da Ipiranguinha, Travessa Lucinda, nº 1, em 16 de julho de 1928. Dos colegas de classe, Martin mantém uma amizade de 70 anos com vários deles, entre os quais Guerino Bianchin, da Vila Pires.

IDENTIFICAÇÃO

Guerino Bianchin repassou a foto de hoje a Eurico Martin, que identificou vários colegas, assinalados nos círculos.

Ajoelhados na frente (a partir da esquerda): Armando Volpiani, Cláudio e Felício; 2ª fila: Gitti, Walter Lorenzini, Nelson, Eurico Martin e Nelson Daniel: 3ª fila: Haroldo Penharubia, Humberto Muzetti e Irineu Tognato; ao fundo: Guerino Bianchin.

Em cada fila, uma turma, do primeiro ao quarto ano. As meninas estão em outra foto. Quem sabe alguém guardou cópias.

OS GARDESANI

A família Gardesani é uma das primeiras de origem italiana em Santo André. Veio de Mantova. O patriarca, Giuliano, chegou ao Núcleo Colonial de São Bernardo em 1879, já casado e com o filho Sinogrante, de 2 anos de idade.

Não demorou muito e os Gardesani mudaram para Santo André. Sinogrante Gardesani cresceu e casou-se com Amabile Fornazaro, ela natural de Veneza e que chegou ao Brasil com 18 anos de idade. O casal teve oito filhos: além de Pedro, Matilde, Elisa e Ana, mais Giuseppe (o Lino), Antonio (o Raul), Júlio e Paulo.

A professora Maria Nanci Cugnasca Fumis, neta de Sinogrante e Amabile, filha da professora Matilde, participa conosco deste levantamento histórico. Novos dados e fotos virão. Aguardem.

Amanhã em Memória: uma segunda foto da Escola Rui Barbosa e uma crônica do advogado e ex-aluno José Bueno Lima.

São Caetano

61 anos de autonomia. Programação de hoje:

8h - Palestra de Olga Montanari de Mello. Local: Escola Ângelo Raphael Pelegrino. Endereço: Bairro Mauá, Estrada das Lágrimas, 1.656. Horário: 8h.

14h - 1) Palestra de Mário Porfírio Rodrigues e Oscar Garbelotto; 2) Divulgação, pelo presidente da Fundação Pró-Memória, Clovis Antonio Esteves, do 10º Congresso de História do Grande ABC; 3) exibição do documentário Autonomistas Sim Não, produzido pela Bla Filmes. Local: IMES-USCS (campus I). Endereço: Avenida Goiás, 3.400.

O 10º Congresso

No dia 4 de novembro, o 10º Congresso de História do Grande ABC terá mais dois painéis: 1) Acervos fotográficos. Coordenação: Antonio Augusto Coelho Neto. Participantes: Celina Gutierrez, David Rego Júnior e Beto Garavelo: 2) Ainda existe um ABC Operário? (parte 2). Coordenação: Philadelpho Brás (Gipem). Participantes: José Duda Costa, João de Deus Martinez e Olga Montanari de Mello.

Inscrições abertas para o 10º Congresso de História do Grande ABC: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações: http://www.fpm.org.br/; 4223-4780.

Sagrada Família

10ª Festa da Padroeira.

Hoje, ao meio-dia: shows e barracas de frango com polenta e acarajé; show artístico; às 19h30: Missa da Família com o tema Bebês e Crianças.

Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, Centro, São Caetano. Mais informações: www.matrizsagradafamilia.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 21 de outubro de 1979

Abastecimento - Os preços sobem a cada dia nas feiras livres. E o DIÁRIO inicia um novo projeto: Jornal da Feira.

Editorial - Faisa periga, Hospital Regional vai bem.

Acidente - Colisão causa vítimas e congestiona trânsito na Rua Fernando Prestes, em Santo André.

EM 21 DE OUTUBRO DE...

1812 - Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo. Era o primeiro passo para a autonomia do atual Grande ABC, já que a freguesia abrangia toda a região.

1889 - Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, falece em Petrópolis (RJ).

1969 - Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, encenada na Fundação das Artes, com Paulo Autran no papel principal.

HOJE

Dia do Contato.

SANTOS DO DIA

Celina, Hilarião de Gaza, Dásio e Úrsula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;