Esportes Titulo Para ajudar e motivar
Diego Hypolito admite chance de ingressar na política em breve

Ex-ginasta lançou ontem livro em que conta detalhes da vida

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
04/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Dérek Bittencourt/DGABC


Diego Hypolito está com tudo. De sorriso e peito abertos, três dias após anunciar sua aposentadoria da ginástica, o andreense, morador de São Bernardo, lançou ontem à noite sua autobiografia Não Existe Vitória Sem Sacrifício (Benvirá, R$ 34,90) em livraria da Capital e recebeu fãs, amigos, familiares e atletas. Mas entre um autógrafo e outro, não teve como fugir de um assunto: política. E, como de costume, não se esquivou, admitindo possibilidade de militar neste segmento.

“Não sei, tem que ser estudado. Quero mudar o esporte e ajudar as pessoas a não passarem o que passei. Se é política ou não, não faço ideia”, disse. “Não adianta acabar com o Ministério do Esporte e ninguém se unir em prol de sociedade que precisa. Esporte é inclusão social, é disciplina. De alguma forma quero ajudar”, declarou ele, que se viu em meio a ofensas e xingamentos por ter se reunido com o presidente Jair Bolsonaro.

Nas páginas do livro ele entra em detalhes de passagens marcantes, como os assédios e abusos vividos na infância – sem citar nomes –, até chegar ao momento em que resolveu assumir a homossexualidade, passando pelos altos e baixos no esporte. “Se não tivesse tido os problemas e adversidades na minha infância, pode ser que não tivesse sido tão forte quando caí nos Jogos Olímpicos. Acho que fez diferença”, ressaltou.

A também ginasta Daniele Hypolito, que compete por São Bernardo, não poupou elogios ao irmão. “Essa biografia saiu porque é importante que as pessoas saibam o processo que ele (Diego) passou, o que aconteceu. Vai chocar algumas pessoas, gerar críticas de outras e muitas verão que não está falando nada mais do que a verdade do que aconteceu. Serve para pais ficarem atentos, porque às vezes o filho acaba se inibindo, encolhendo. Então é um alerta”, disse ela, que esteve acompanhada do pai e do outro irmão, Edson.

De repente, a livraria se transformou em vila olímpica, com atletas dos mais diversos esportes, casos do ex-nadador medalhista olímpico Gustavo Borges, da ex-jogadora de basquete Hortência, do ex-jogador de vôlei e ouro olímpico Tande, as gêmeas do nado sincronizado Bianca e Beatriz Feres e, claro, ginastas, como Francisco Barreto, Arthur Nory e Caio Souza. Até mesmo o candidato a governador de São Paulo em 2018 Márcio França (PSB) marcou presença. “Ele está fazendo história de novo quando tem coragem de se expor e colocar em um livro seu ponto de vista sobre o que as pessoas sabem e também o que não sabem. É curioso saber a história, o drama, o desafio, a superação e olhar aquele super-herói como ser humano”, declarou Gustavo Borges. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;