Economia Titulo
Venda da Rover Car salva 9 mil empregos na Inglaterra
Do Diário do Grande ABC
09/05/2000 | 10:58
Compartilhar notícia


O consórcio britânico Phoenix adquiriu nesta terça-feira o grupo Rover Car por 10 libras esterlinas (US$ 16), salvando assim milhares de empregos, anunciaram as duas companhias.

Os 9 mil trabalhadores da fábrica Rover de Longbridge, perto de Birmingham (Centro), preparavam-se para receber como um herói esta tarde seu ex-diretor geral John Towers, presidente da Phoenix, que chegará para dar-lhes oficialmente a notícia.

Longbridge, a mais importante fábrica de automóveis da Gra-Bretanha, se havia convertido em tema de preocupaçao nacional depois do anúncio, em março, do desmantelamento da Rover pela proprietária do grupo, a BMW alema.

``Depois de intensas negociaçoes, conseguimos encontrar um comprador para a Rover, cujo objetivo será continuar as atividades, impedindo a perda de milhares de empregos, tanto na fábrica de Birmingham, como na indústria subsidiária e no comércio de peças de reposiçao', comentou por sua vez o presidente da BMW, Joachin Milberg.

Segundo as estimativas, pelo menos 50 mil empregos estavam ameaçados na regiao de Birmingham por um fechamento total da Rover, cuja fábrica em Longbridge, perto desta cidade, dá emprego a cerca de nove mil pessoas. O governo britânico, preocupado em cuidar de suas bases eleitorais nessa regiao industrial, desempenhou um papel ativo para apoiar a Phoenix, que prometeu minimizar as supressoes de empregos, ao contrário de um projeto da firma britânica de capital de risco Alchemy, que pretendia reduzir a produçao em 50%, concentrando-se nos carros esportivos.

A Phoenix, que havia iniciado na terça-feira da semana passada negociaçoes com a BMW, depois da retirada da Alchemy no final de abril, terá a responsabilidade do desenvolvimento, distribuiçao e produçao de carros Rover. A Phoenix comprará também as marcas MG e Heritage.

A produçao do último modelo da firma, o Rover 75, será transferida da fábrica de Cowley, perto de Oxford, para Longbridge.

Um porta-voz da BMW, Axel Obermueller, declarou à BBC que a BMW apoiará ``com certos empréstimos' a venda da Rover à Phoenix, sem querer precisar números a respeito. Uma filial do banco norte-americano First Union havia anunciado nesta segunda-feira que emprestará 200 milhoes de libras à Phoenix.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;