Cena Política Titulo
Protagonistas em eleições maiores
Por Raphael Rocha
09/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Rio Grande da Serra é o menor município do Grande ABC, com menos de 50 mil munícipes e quase 35 mil eleitores. Mas, a cada pleito presidencial ou estadual, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) atrai os holofotes. Em 2014, ele era o único chefe de Executivo tucano na região. O PSDB tinha o senador Aécio Neves como presidenciável. E Maranhão declarou voto para a então presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Quase foi expulso da sigla, mas ficou, se reelegeu em 2016 e ganhou companhia de outros três prefeitos tucanos no Grande ABC. Agora, enquanto seu partido se divide sobre o projeto de sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à frente do Estado, Maranhão se antecipou. Foi ao vice-governador Márcio França (PSB) e anunciou que estará com ele na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. Mas, desta vez, outros tucanos ensaiam o mesmo movimento, embora a maior parte da sigla queira lançar o prefeito da Capital, João Doria (PSDB), ao Estado.

BASTIDORES

Sondagem
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André e surpresa na eleição à Prefeitura andreense em 2016, Ailton Lima tem conversas adiantadas com o PSD. Ele quer ser candidato a deputado federal e recentemente deixou o Solidariedade, principalmente após o partido anunciar, sem sua anuência, a filiação de Cícero Martinha. O PR também está no radar de Ailton.

Convites
Presidente da Câmara de Mauá, Admir Jacomussi (PRP) conversou nesta semana com a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, e recebeu o convite para ingressar na legenda e concorrer a deputado estadual. Porém, Jacó, como é conhecido, voltou animado de conversa que teve com caciques do PRB, que querem apostar nele como candidato à Câmara Federal. O governo de Atila Jacomussi (PSB), seu filho, trabalha em Jacó para a Assembleia Legislativa.

Chikungunya
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), teve diagnóstico confirmado nesta semana com vírus da chikungunya, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Há duas semanas o tucano comparecia ao trabalho com sintomas da doença, mas o vírus só foi atestado nesta semana. Mesmo com a doença, Morando não deixou de ir ao trabalho.

Patrimônio cultural imaterial
O deputado estadual Luiz Turco (PT), de Santo André, protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei para transformar em patrimônio cultural imaterial do Estado o Festival do Cambuci de Paranapiacaba. “Ano após ano, Paranapiacaba vem recebendo mais turistas, gerando empregos e desenvolvimento para a região. É pensando nisso que consideramos importante o reconhecimento do Festival do Cambuci como patrimônio cultural imaterial do Estado, que irá reforçar o turismo na vila e certamente fomentará o interesse e a disseminação da cultura do uso do cambuci na culinária paulista”, diz o texto do petista.

Também quer
Segundo suplente de vereador do PSDB em São Caetano, Cristiano Gomes comentou que quer sair candidato a deputado na eleição deste ano. Com essa sinalização, o diretório tucano na cidade conta com três projetos eleitorais desenhados: o do vice-prefeito e secretário de Esportes, Beto Vidoski, o do vereador Daniel Córdoba e, agora, de Cristiano, que, em 2016, teve apoio da atual secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone (PSDB).

Convite a federal
Ex-prefeito interino de Mauá, Diniz Lopes (PSB) foi convidado pelo vice-governador Márcio França (PSB) a sair candidato a deputado federal na eleição deste ano. Diniz tentou se eleger vereador em 2016, recebeu 1.152 votos e ficou na segunda suplência da coligação PSB-SD. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;