Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 17 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Macunaíma versão rock'n'roll

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC

17/10/2008 | 07:02


Quando Mário de Andrade rabiscou as últimas letras do romance Macunaíma em meio à agitação artística da década de 1920, não poderia imaginar que um dia seu ‘herói sem nenhum caráter' seria retratado ao som de rock'n'roll. A idéia pode soar um tanto exótica, mas ganhou forma nas mãos dos atores do Teatro da Transpiração, que, coordenados pelo grupo Teatro da Conspiração, estréiam neste sábado uma adaptação homônima à obra do escritor modernista. O espetáculo Macunaíma fica em cartaz até 30 de novembro no Parque Escola de Santo André e é grátis.

"Trabalhamos em cima da mesma premissa do Mário de Andrade, que é beber de várias fontes para chegar à sua cultura", esclarece Cássio Castelan, diretor geral da montagem. "O jovem acaba usando o rock para construção de sua própria identidade."

Munidos da idéia de unir o clássico nacional com pérolas do rock'n'roll, o grupo partiu para um estudo profundo do texto. "Alguns atores fizeram um apanhado das influências do Mário de Andrade e, a partir desse estudo, montaram seminários com o elenco", conta o diretor.

Riffs - Liderada por Sílvio Romero, a banda, que inicialmente faria a trilha sonora do espetáculo, ganhou papel especial. "O que era uma peça acabou se tornando um show", explica Castelan.

Com duração de uma hora e 20 minutos, da qual uma hora e 15 com os músicos em ação, a montagem relembra bandas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stones, Língua de Trapo, Legião Urbana e Titãs, entre outras.

Em uma das cenas mais populares da obra, quando o índio banha-se em uma lagoa e fica branco, com cabelos claros e olhos azuis, ouve-se o sucesso de Rita Lee, Agora Só Falta Você: ‘Um belo dia resolvi mudar/E fazer tudo o que eu queria fazer'. "Queremos provocar uma identificação com o jovem. Por isso escolhemos composições como a de Rita Lee", conta o diretor geral.

Macunaíma - Teatro. Estréia neste sábado, às 20h. No Parque Escola de Santo André - r. Anacleto Popote, 46. Tel.: 4994-7572 . Sábados e domingos, às 20h. Grátis (ingressos disponíveis uma hora antes da apresentação). Até 30 de novembro. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;