De olho no transito Titulo
O inferno dos caminhões de lixo

O Grande ABC é barulhento durante a noite. Vamos destacar aqui algumas situações graves que já são insuportáveis...

Por Cristina Baddini
27/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC é barulhento durante a noite. Vamos destacar aqui algumas situações graves que já são insuportáveis e que representam constante violação às leis do silêncio. Caminhões de lixo fazem coleta noturna com muito barulho e sem a menor cerimônia, como se fosse meio-dia. E os caminhões que vêm de outras cidades com destino aos aterros, aceleram ao máximo, sem a preocupação com os moradores. Estes, carregados, circulam em velocidade excessiva, muitas vezes em ziguezague e param em qualquer lugar. Trafegando em ruas tranquilas dos bairros, eles derrubam chorume e pouco se importam com o trânsito e com os cidadãos que tentam dormir àquelas horas da noite. Sem fiscalização, a chamada desordem urbana aumenta. Moradores e pedestres são prejudicados e até já houve morte causada por esta maratona infindável de infrações e acidentes.

O dilema das ruas deterioradas pelo tráfego pesado de caminhões

O principal motivo é o aterro sanitário Lara de Mauá, no Parque Gerassi. Os motoristas entram pelos bairros para facilitar o acesso até a Estrada do Guaraciaba com destino a Mauá. Eles cortam caminhos, fazem barulho e causam acidentes além de estragar as nossas ruas. Caminhões pesados destroem vias públicas no bairro Condomínio Maracanã, principalmente nas ruas Benedito Calixto, Alberto de Oliveira, Pedro Américo e Cláudio de Souza, em Santo André. Os caminhões ignoram a sinalização que proíbe a circulação em vias de trânsito local e cortam caminho para facilitar acessos aos aterros sanitários localizados em Santo André e Mauá na ida e volta. De que adianta a sinalização de proibição para o acesso de caminhões se o Município não fiscaliza as infrações.

Os moradores estão cansados de ver incidentes e acidentes

Esses problemas se arrastam já há algum tempo e agora também temos as obras do Rodoanel - trecho Sul que se localiza a mais ou menos 2 km de distância. Será que alguma coisa vai mudar? Segundo os moradores, o único dia um pouco mais calmo é domingo, pelo fato das ruas próximas estarem fechadas pela feira livre de alimentos. Essa situação agride os cidadãos que pagam impostos e que gostariam de ter os seus direitos resguardados.

Avenida Pedro Américo

A Av. Pedro Américo continua sofrendo com a velocidade dos caminhões que não deixam os moradores tranquilos pelos acidentes graves e até fatais que lá vem ocorrendo. As condições de vida se tornaram precárias depois da retirada das lombadas. Os moradores não dormem direito, trabalham estressados e tem a saúde afetada. Os níveis de violência no trânsito no local estão insuportáveis. O conflito é permanente. Moradores ilhados em suas próprias casas, sem chances sequer de sair à porta ou caminhar nas calçadas com medo da velocidade dos caminhões.

É preciso reduzir a velocidade da via

Os moradores exigem ações e iniciativas da parte das autoridades competentes que promovam o resgate da ordem pública no trânsito local. Se você também sofre com o barulho noturno entre em contato conosco através do e-mail abaixo. Qual o local mais barulhento do seu bairro? Quais os barulhos que mais lhe incomodam? Faça a sua lista. E não se esqueça de informar o seu bairro e a cidade do Grande ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;