Cultura & Lazer Titulo
Caderno da morte para deleite dos fãs
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Ação, suspense e perseguição. Essas são as premissas de Death Note, anime que estreia nesta terça-feira no canal fechado Animax, especializado em desenhos animados orientais. A atração irá ao ar as terças, às 22h. O anime japonês é muito aguardado pelos fãs brasileiros.

Considerado um dos melhores enredos da nova safra da cultura nipônica, Death Note conta a história de Ligh Yagami, brilhante estudante que vê sua vida mudar quando encontra um estranho caderno sobrenatural, o Death Note. O artefato foi deixado na Terra por Ryuk, um deus da morte, e tem o poder de matar qualquer pessoa que tenha seu nome escrito nele.

O plano de Ligh é fazer com que o caderno elimine perigosos criminosos e que o mundo fique mais seguro. Como a origem das mortes é desconhecida, o garoto fica conhecido pelo nome de Kira (uma versão da palavra em inglês killer, que significa assassino, para a pronúncia em japonês). Mas os misteriosos assassinatos chamam a atenção da polícia, que designa o lendário detetive L para investigar o caso.

Antes de se tornar uma animação, a disputa entre Ligh e L foi contada em um mangá (história em quadrinho japonesa) escrito por Tsugumi Oba e ilustrado por Takeshi Obata, entre 2003 e 2006. A publicação já foi lançada por completa no Brasil e seus doze volumes ainda podem ser encontrados em lojas especializadas.

O sucesso da história rendeu alguns games e duas versões para os cinemas - que não chegaram por aqui oficialmente. Até mesmo uma rápida novela envolvendo os personagens foi ao ar no Japão.

Além do anime, o público poderá conferir uma adaptação teatral da trama. A peça O Caderno Mortal entra em cartaz no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000. Tel.: 3397-4002) no dia 24 e segue até o dia 30.

O espetáculo também faz parte do projeto Viagem Teatral, do Sesi, e é uma das treze atrações que irão passar pelas unidades do Grande ABC em maio. O teatro do Senai São Bernardo recebe a peça nos dias 14 e 15. Já nos dias 16 e 17 é a vez do Sesi Santo André. Fecham a passagem pela região as apresentações no Sesi Mauá, programadas para os dias 23 e 24.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;