Setecidades Titulo EDUCAÇÃO
Inscrições para o Enem 2016 começam hoje e vão até dia 20
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão abertas hoje, às 10h, e poderão ser feitas até às 23h59 do dia 20. As provas acontecerão em 5 e 6 de novembro.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade para Todos). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ingressar no programa Ciência sem Fronteiras ou em vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

Os interessados em fazer o exame devem se inscrever exclusivamente pelo site http://enem.inep.gov.br/participante.

Para maior interação, o MEC (Ministério da Educação) desenvolveu o aplicativo de celular Enem 2016, que trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição. O recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

A edição deste ano terá, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 68. Diferentemente do ano passado, quando o pagamento podia ser feito apenas no Banco do Brasil, agora será possível quitar o boleto em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios – até às 21h59 de 25 de maio. Alunos que concluirão o ano letivo de 2016 em escola pública ou participantes de baixa renda poderão declarar carência e conseguir isenção da taxa de inscrição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ressalta que o participante que obteve isenção no Enem de 2015, mas não compareceu aos dois dias de provas, não terá direito à gratuidade para a edição de 2016.

Nos dias das provas, os portões de acesso abrirão às 12h e fecharão às 13h, horário de Brasília. A recomendação é que os participantes cheguem ao local do exame até às 12h, já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas terão início às 13h30. O tempo extra, de meia hora, será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, por exemplo.

O Enem 2016 tem estimativa de oito milhões de inscrições. Do total, 2,2 milhões são estudantes que estão no último ano do Ensino Médio. Em 2015, foram 7,7 milhões de inscritos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;