Além do dinheiro da TV, os clubes ficaram com a bilheteria. Em compensaçao, terao que respeitar um compromisso firmado com a TV: em hipótese alguma poderao entrar em campo com um time recheado de reservas. "As cotas de televisao e as bilheterias é que sao as fontes de renda dos clubes", observa Romeu Castro, assessor de imprensa da Sport Promotion, que organiza o evento.
"Mas a Globo se resguardou e, no contrato, obrigou todos os clubes a entrarem com titulares, sob pena de multa." Ele esclarece, no entanto, que nenhuma federaçao poderá desclassificar o clube neste caso. "Ainda mais por se tratar de algo subjetivo".
No total, a TV distribuirá aos clubes R$ 14,5 milhoes. Na primeira fase, R$ 1,2 milhao para cada um - média de R$ 408 mil por partida em que tenha o mando de campo.
O segundo colocado ficará com R$ 2,8 milhoes e o campeao receberá R$ 3,2 milhoes da televisao.
Mesmo com as cotas definidas, Castro acha que a renda da bilheteria, que pertencerá aos clubes, poderá ocupar um espaço importante das receitas no torneio. "Em 1998, a média foi 11.990 e quase dobrou em 99, indo para 22.307. Esperamos que a média neste ano suba para 26.700 pessoas".
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